ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Com 1,8 mil infectados em 24 horas, MS tem recorde e casos crescem 75% em 1 mês

Hoje são mais de 1,5 mil casos por dia; há 30 dias, eram pouco mais de 800

Guilherme Correia | 01/04/2021 12:25
Alguns com máscara, campo-grandenses visitavam o Centro da cidade no início deste ano (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Alguns com máscara, campo-grandenses visitavam o Centro da cidade no início deste ano (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Ao infectar-se com o coronavírus, pacientes de Mato Grosso do Sul têm 2% de chance de entrarem para a estatística de vítimas fatais da covid-19. Essa proporção torna-se ainda mais preocupante, já que em um mês, os casos da doença cresceram 75% e o Estado vive o maior pico também nesse quesito.

A maior média semanal foi verificada hoje (1º), já que são cerca de 1.498 casos por dia. No primeiro dia do mês passado, março, o índice era de 858 infecções diárias.

Um dos fatores que podem estar associados a esse novo crescimento expressivo da virose em é a chegada da variante P1. Em coletiva feita no início do mês, quando essa "nova cepa" foi confirmada em território sul-mato-grossense, a secretária-adjunta em Saúde, Crhstinne Maymone, afirmou que esse vírus adaptado trazia consigo maior transmissibilidade.

Mesmo que o principal "grupo de risco" seja bem definido - idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades - as faixas etárias mais jovens têm apresentado aumento em relação à letalidade do vírus.

O médico infectologista Julio Croda confirma essa relação, e também menciona que os grupos mais jovens têm frequentado mais festas e eventos com aglomerações, o que acaba por incrementar as infecções pelo vírus. "Há a nova variante e maior exposição dos jovens em festas, de fim de ano e agora no Carnaval", disse.

Uma das consequências para todo esse volume de disseminação da doença é que mais pessoas têm morrido pela covid-19, por infecções hospitalares e pela falta de leitos para que pudessem se tratar de outros agravos.

Conforme já reportado pelo Campo Grande News, o tempo de espera de morte dos pacientes infectados com o coronavírus reduziu drasticamente nesse que é considerado o pior momento da pandemia.

Boletim epidemiológico desta quinta-feira (1º) trouxe 1.859 infectados e 57 mortes registrados nas últimas 24 horas - sendo que 7 delas eram de pacientes de fora do grupo de risco.

Com dados atualizados, o Estado acumula mais de 217 mil casos e 4.334 óbitos causados pelo coronavírus.

Nos siga no Google Notícias