ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Com 15 ações, MS tem 2º menor número de processos trabalhistas envolvendo covid

Casos relacionadas à pandemia representam 1% de todas as ações registradas em abril pelo Tribunal Regional do Trabalho

Gabriel Neris | 26/05/2020 15:31
Frentista trabalha de máscara, item de proteção à covid (Foto: Henrique Kawaminami)
Frentista trabalha de máscara, item de proteção à covid (Foto: Henrique Kawaminami)

Estado com os menores números de casos confirmados e de óbitos relacionados à covid-19, Mato Grosso do Sul é o penúltimo em ações trabalhistas envolvendo à doença, de acordo com o último balanço divulgado pela Coordenadoria de Estatística do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

O Estado registrou até abril 15 ações trabalhistas, sendo a primeira somente em março e outras 14 no quarto mês do ano. O maior número registrado é em Minas Gerais, com 290 ações, enquanto o menor é do Piauí, com 10.

A primeira ação foi registrada em Dourados. Já as 14 ações de abril foram em Campo Grande, com nove ações, uma em Aquidauana, Dourados, Jardim, Rio Brilhante e Três Lagoas. O número representa 1% das 1.387 novas ações trabalhistas do mês registradas pelo Tribunal Regional do Trabalho.

Flávio da Costa Higa, juiz do Trabalho e juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, considera que os números do Estado ainda são baixos. “O número de processos relacionados à Covid-19, no âmbito do TRT-24, ainda é baixo, mas seria precipitado afirmar que isso está diretamente ligado ao escasso número de casos em Mato Grosso do Sul. A mudança de comportamento durante a pandemia, com isolamento social, reclusão familiar e suspensão de prazos e audiências também pode ter reprimido a demanda”, avalia.

Ele também não considera que o número de ações apresente crescimento, seguindo a curva epidemiológica de casos no Estado em maio. “Não é possível cravar que o aumento de processos seguirá a mesma trajetória da curva epidemiológica, que é de crescimento exponencial, uma vez que os fatores que ensejam a elevação de processos não estão restritos ao aumento ou à diminuição de infectados. Todavia, com a reabertura gradual das atividades econômicas e jurisdicionais, a tendência natural é de crescimento”.

Mato Grosso do Sul chegou nesta terça-feira (26) a 1.100 casos confirmados da doença, de acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

O boletim apontava para 17 mortes relacionadas à covid, porém mais um óbito foi confirmado nesta tarde. Trata-se de uma idosa, de 78 anos, com pneumopatia crônica, residente de Três Lagoas, a 338 km da Capital. Ela estava internada desde 12 de maio e morreu no domingo no Estado de São Paulo.

Campo Grande tem seis óbitos registrados e Três Lagoas computa agora sua quinta vítima, seguido por Batayporã e Brasilândia, com dois casos casa. Paranaíba, Vicentina e Dourados têm um óbito registrado cada.

*Matéria editada para correção de informação

Nos siga no Google Notícias