ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Com metade da população nas ruas, MS tem a 2ª pior taxa de isolamento do País

Governo divulgou que somente 48,2% dos sul-mato-grossenses respeitam recomendação de ficar em casa

Jones Mário | 07/04/2020 11:48
Campo Grande tem índice de isolamento de 47,9%, acima da média estadual.
Campo Grande tem índice de isolamento de 47,9%, acima da média estadual.

Dados divulgados nesta terça-feira (7) pelo secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, apontam Mato Grosso do Sul como o segundo estado que mais desobedece as recomendações de isolamento social no Brasil. Os números atualizados apontam para apenas 48,2% das pessoas em casa, taxa que só não é pior que a de Tocantins (46,7%).

Na prática, mais da metade da população sul-mato-grossense - 51,8% - desrespeita a indicação de isolamento das autoridades em Saúde, medida tida como mais efetiva para evitar a dissipação massiva do novo coronavírus.

“Mato Grosso do Sul está em um lugar não privilegiado, que está nos envergonhando. O mapa apresenta Mato Grosso do Sul em um desonroso lugar”, criticou Resende, durante transmissão ao vivo nesta manhã.

(Infográfico: Governo de MS)
(Infográfico: Governo de MS)

Conforme as estatísticas apresentadas, obtidas em parceria do governo do Estado com a startup InLoco, a unidade da federação campeã em isolamento social no País é o Distrito Federal, com 62,1% das pessoas em casa. Vizinho, Goiás é o segundo colocado, com 60,8%, seguido por Pernambuco (57,6%).

No ranking por município, Santa Rita do Pardo é a cidade sul-mato-grossense com menor índice de isolamento social, com somente pouco mais de um terço das pessoas - 36,5% - adeptas à medida. Não há casos confirmados ou suspeitos no município.

Abaixo dos 40% também está Jardim - também sem casos - com 39,7% da população cumprindo as recomendações de isolamento social.

(Infográfico: Reprodução/SES)
(Infográfico: Reprodução/SES)

Campo Grande, onde o comércio retomou suas atividades parcialmente, bem como repartições públicas municipais e transporte coletivo, ocupa a 36ª posição na lista, com taxa de 47,9%. O indicativo está abaixo da média estadual. A Capital soma 48 casos confirmados de novo coronavírus e 14 sob investigação.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) comentou os números e reforçou a necessidade da população se manter em casa para frear a contaminação pelo vírus.

“O pico da infestação no Brasil está previsto para abril e maio. Quanto mais ficarmos restritos ao ambiente familiar, quanto mais tivermos as precauções, menos pessoas contaminadas. Manter a vigilância, manter o isolamento é essencial para que possamos ultrapassar esse momento mais crítico. E o mais importante, dando suporte aquelas pessoas que necessitam da internação na rede pública estadual em todas as regiões do estado”, destacou, em nota publicada no site oficial do governo.

Exemplo - Do outro lado, municípios na fronteira do Brasil com o Paraguai concentram os melhores índices de isolamento social de Mato Grosso do Sul. Bela Vista, com 73,1%, lidera o Estado, seguido por Coronel Sapucaia, com 67,4%. Ladário completa o pódio na terceira posição, com taxa de 66,8%. O trio não tem casos confirmados ou suspeitos.

(Infográfico: Reprodução/SES)
(Infográfico: Reprodução/SES)

Segundo último boletim da SES, o Estado já soma 80 casos de novo coronavírus e tem outros 26 em investigação. Duas pessoas já morreram em decorrência da doença.

Nos siga no Google Notícias