ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Com proibição de venda de mudas, Iagro faz 'varredura' em caminhões ambulantes

Desde o dia 16 de maio, ambulantes estão proibidos de vender no Estado mudas de plantas sem procedência

Kerolyn Araújo | 12/06/2019 15:29
Ambulantes não podem mais comercializar mudas sem procedência. (Foto: Kísie Aionã)
Ambulantes não podem mais comercializar mudas sem procedência. (Foto: Kísie Aionã)

Se você mora em Campo Grande já se deparou, pelo menos uma vez, com vendedores ambulantes em caminhões cheios de mudas. O comércio das plantas, porém, está proibido em Mato Grosso do Sul desde o dia 16 de maio deste ano, após a publicação do Decreto Estadual 15.224.

Segundo a Fiscal Estadual de Agropecuária do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Marise Garcia, o decreto, que regulamentou a Lei Estadual n° 4.225 de 2012, proíbe a venda de mudas vegetais em Mato Grosso do Sul, visando impedir a entrada de doenças e pragas no Estado. Desde então, os ambulantes não podem mais comercializar nenhum tipo de muda sem procedência.

''Essas mudas precisam ser vendidas em locais que tenham registro e são fiscalizados pelo Iagro. As que são vendidas por ambulantes não tem procedência e, na maioria das vezes, vem de onde nós não sabemos. Se vier contaminada, a pessoa compra e nem sabe. Se planta em um sítio, a árvore já cresce doente e pode contaminar outras plantas", explicou.

Conforme Marise, uma das doenças, conhecida como Greening, que ataca plantas frutíferas, não existe no Estado. Já houve focos, mas eles foram erradicados. ''O Greening não tem cura. Não existe agrotóxico que possa controlar essa doença e o prejuízo financeiro ao produtor é muito grande'', disse.

Proibições - Desde a publicação do decreto, nenhum caminhão ambulante podem vender mudas, sejam elas frutíferas ou ornamentais. ''Com essa resolução, os fiscais tem autoridade para recolher e cortar essas plantas sem procedência''.

Marise explicou que fiscais agrônomos do Iagro estão em campo na Capital e nas cidades do interior fazendo 'varredura' nos caminhões ambulantes. Segundo a fiscal, os vendedores assinam um termo tomando ciência da proibição e, caso sejam flagrados descumprindo a lei, serão multados.

Nos siga no Google Notícias