ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Com vítima de 19 anos, MS confirma 50 mortes por covid neste domingo

Mais da metade - 35 pessoas - tinham menos de 60 anos de idade

Guilherme Correia | 30/05/2021 10:36
Vítima de covid-19 sendo sepultada em cemitério na Capital (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Vítima de covid-19 sendo sepultada em cemitério na Capital (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Boletim epidemiológico divulgado neste domingo (30) atualiza 50 óbitos por covid-19 em Mato Grosso do Sul, das quais mais da metade, 35 vítimas, tinham menos de 60 anos. A mais jovem confirmada hoje morava em Campo Grande e tinha apenas 19 anos.

Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o paciente era obeso, deu entrada em hospital em 15 de maio e foi a óbito neste sábado (29).

Por conta do efeito da vacinação, vítimas com 70 anos ou mais têm morrido menos em todo o Estado, que costuma ser o que mais vacina em todo o País. Ainda assim, com menos de 15% da população sul-mato-grossense imunizada com duas doses, que garantem total eficácia prevista contra casos de covid, a doença tem feito cada vez mais vítimas jovens.

Os grupos mais afetados atualmente são de pacientes com mais idade mas que ainda não puderam se vacinar - como os de 50 a 59 anos.

O coronavírus, proporcionalmente, faz muito menos vítimas em pacientes jovens, ainda que acenda alerta para os perigos em todas as faixas etárias. Até agora, são 10 óbitos de pacientes com 18 anos ou menos. Em outubro de 2020, Campo Grande confirmou a morte de adolescente de 15 anos, além de duas bebês, em fevereiro e abril deste ano.

As outras vítimas foram de uma menina, 8 anos, de Sidrolândia; outra, de 9 anos, de Naviraí; uma criança, de 8 anos, de Ribas do Rio Pardo; e uma criança, de 5 anos, de Dourados. Além de vítima registrada na semana passada, um bebê, Ponta Porã confirmou óbito, em outubro do ano passado, de um garoto, de 5 anos.

Se cuide - Entre as medidas sempre ressaltadas estão o distanciamento social, o máximo que puder ser feito; o uso de máscaras de boa qualidade, como as PFF2 - ou até mesmo duas máscaras sobrepostas; e práticas de higiene constantes, como lavar as mãos com álcool e sabão e utilizar álcool em gel.

Além disso, vale mencionar que quando estiver incluído no calendário vacinal de seu município, é importante tomar a dose o quanto antes para se proteger e proteger as demais pessoas.

Mais de 289,1 mil pessoas contraíram covid-19 em Mato Grosso do Sul, das quais 6.791 foram à óbito. Mais de 1,2 mil pessoas estão internadas em leitos clínicos ou de terapia intensiva, um dos maiores índices de toda a pandemia.

Nos siga no Google Notícias