ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Consumidor já pode entrar em lista para bloquear ligação de telemarketing

A medida foi uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)

Anahi Zurutuza | 16/07/2019 07:20
Call centers terão acesso à lista nacional e não poderão ligar para clientes que se incluíram no bloqueio (Foto: Procon-MS/Divulgação)
Call centers terão acesso à lista nacional e não poderão ligar para clientes que se incluíram no bloqueio (Foto: Procon-MS/Divulgação)

A lista “Não me Perturbe” para as operadoras de telecomunicações já está valendo. Os clientes incluídos não poderão receber ligações de telemarketing de empresas para a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga. As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site criado para a iniciativa a partir de hoje (16). 

A medida foi uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e os call centers têm 30 dias para se adaptarem. Mas, em Mato Grosso do Sul, o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) já oferece o serviço.

Criado há 10 anos, em 2009, o “Bloqtel” é um cadastro local para bloquear essas ligações e até junho deste ano, já havia recebido 22.595 inscrições.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

Nos siga no Google Notícias