ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Crimes violentos em MS caem, mas crescem as mortes em confrontos com policiais

Agentes da segurança pública também foram mortos ou se mataram, sendo oito casos entre 2020 e 2021

Lucia Morel | 29/06/2022 17:26
Policiais militares do Batalhão do Choque chegando à fazenda Borda da Mata, em Amambai. (Foto: Reprodução)
Policiais militares do Batalhão do Choque chegando à fazenda Borda da Mata, em Amambai. (Foto: Reprodução)

A violência intencional em Mato Grosso do Sul, como homicídios, latrocínios e até lesões corporais tiveram queda entre os anos de 2020 e 2021, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Na contramão dessa redução, as mortes decorrentes de intervenções policiais saltou de 21 para 44, o que representa aumento de 107,3%.

O número se refere tanto às ações de policiais civis quanto de militares, seja em ou fora de serviço, sendo que dos primeiros, a quantidade de ocorrências em 2020 foi de quatro e um ano depois, 10. Já em relação à Polícia Militar, há dois anos, chegou-se a 17 casos e um ano depois, a 34. Em todo Brasil, 6.145 pessoas morreram em confronto com policiais.

Segundo os dados do anuário, o perfil dessas pessoas é de homens, adolescentes e jovens, pretos e pardos. “No ultimo ano, 99,2% das vitimas eram do sexo masculino”, cita o levantamento. “Em relação à faixa etária, 52,4% das vitimas tinham no máximo 24 anos quando foram mortas, percentual que sobe para 74% se considerarmos as vitimas de até 29 anos, ou seja, as vítimas de intervenções policiais são consideravelmente mais jovens que as vitimas de mortes violentas intencionais, em que 74% das vítimas são jovens de até 29 anos”.

Recentemente, um indígena guarani-kaiowá, Vito Fernandes, morreu em uma intervenção policial na Fazenda Borda da Mata, em Amambai. Na ocasião, militares do Batalhão de Choque atendiam denúncia de tráfico na região, conforme alegou a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Fonte: Anuário Nacional de Seguraça Pública.
Fonte: Anuário Nacional de Seguraça Pública.

Mas agentes da segurança pública também foram mortos e conforme os registros, foram quatro policiais civis em 2020, sendo dois em serviço e dois fora de serviço. No ano seguinte, nenhuma ocorrência foi registrada. Entre policiais militares, não houve registros em nenhum dos dois anos, conforme o anuário.

Já quando se leva em conta o registro de suicídios, o total em dois anos foi de quatro casos, sendo um de policial civil em 2020 e outro em 2021. O mesmo número foi registrado entre policiais militares no período.

Citando o livro “O Suicídio”, do sociólogo francês, Émile Durkheim, o anuário destaca que “o suicida comete o ato por acreditar que não consegue dar conta dos papeis sociais que lhe são exigidos pela sociedade. No seu ato extremo, interromperia a pressão social que sofre, elevando-se à concepção de uma morte como reforço dos padrões sociais”.

Apesar de citar especificamente o suicídio, o Fórum Nacional avalia que tanto o assassinato de policiais quanto os casos em que eles tiram a própria vida, têm base comum: “uma pressão interna às corporações, mas também externa à elas, que lhes dizem ser “a última trincheira do bem”, o “esteio moral da sociedade”, “o cumprimento do dever com o sacrifício da própria vida”".

"Mensagens messiânicas que invocam o papel dos policiais na luta contra o “mal”, lança-os em ações arriscadas, em que o saldo de vidas perdidas, de quaisquer lados do cano de um fuzil, é resultado aceitável. Não deve ser!”.

Outros crimes – Mato Grosso do Sul apresentou redução também queda nas ocorrências de furto de veículos, sendo 5% menor em 2021 (2.882) em relação a 2020 (2.937) e queda de 62% em relação a roubo de celulares quando se leva em conta 2018 a 2021. Até mesmo roubo de comércios e casas caíram, com redução de 15,3% e 3,4%, respectivamente. Roubo a transeuntes apresentou queda de -13,3 no número de casos.

Casos mais graves que tiveram aumento foram roubo de veículos e estelionato, com aumento de 17,2% do primeiro entre 2020 e 2021 e 158% em relação ao segundo. Sobre estelionato em fraude eletrônica, 2021 foi o primeiro ano de registro, com 876 casos.

Acesse o anuário neste link ou no arquivo: anuario-2022.pdf

Nos siga no Google Notícias

Veja Também