ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Cufa vai distribuir chips em favelas de quatro cidades de MS

Iniciativa nacional pretende entregar 4 mil chips no Estado, com direito a ligações e WhatsApp gratuitos

Nyelder Rodrigues | 28/09/2020 19:49
Favelas de MS serão beneficiadas pelo projeto da Cufa (Foto: Divulgação)
Favelas de MS serão beneficiadas pelo projeto da Cufa (Foto: Divulgação)

Conectar também é incluir. Em um mundo onde a tecnologia é cada vez mais presente na vida de qualquer cidadão, é perceptível que a exclusão digital é um problema crescente: estar conectado tem lá seus custos, afetando a rotina de todos que estão em situação de vulnerabilidade e ficam desassistidos nesse quesito.

Pensando nisso é que a Cufa (Central Única das Favelas) lançou o projeto Mães da Favela ON, que quer distribuir chips de celular em favelas de todo o país e conectar ao menos 4,5 milhões de moradores dessas comunidades.

Em Mato Grosso do Sul, a ideia é distribuir 4 mil chips em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, sendo que o cadastramento deve ser feito com o líder de cada favela beneficiada - a lista das comunidades ainda não foi divulgada, nem a data das entregas.

Os chips vão permitir acesso a sites pré-definidos, como portais educativos e esportivos, por exemplo, além de disponibilidade 24h de ligações gratuitas, 1Gb de acesso ilimitado e liberação do aplicativo WhatsApp por pelo menos seis meses.

A distribuição acontece em parceria entre a Cufa, TIM, Comunidade Door e Alô Social e visa democratizar o acesso à internet e possibilitar, por meio dela, uma maior proximidade da comunidade com a educação e até com a geração de renda. Pesquisa TIC Domicílios, divulgada em maio, revela que um em cada quatro brasileiros não têm acesso a internet.

"Muitas vezes a gente levava o feijão e ela não tinha dinheiro para poder comprar o gás, para poder cozinhar esse feijão, então a gente entendeu que era muito importante também a gente levar para essas mães uma coisa chamada autonomia e isso realmente tem feito muita diferença", frisa um dos fundadores da Cufa, Celso Athayde..

Ele destaca ainda que é importante também nesse momento pensar na retomada econômica dessa população mais fragilizada. "A gente não só permite que essas mães tenham acesso à internet para poder empreender, como permite que seus filhos possam estar conectados para poder atender as demandas das suas escolas", finaliza.

Nos siga no Google Notícias