ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Defesa cita parcialidade de juíza para pedir suspensão na Lama Asfáltica

Liminar foi negada por desembargador Paulo Fontes, do TRF 3: "Meras especulações"

Aline dos Santos | 14/08/2019 10:30
André Puccinelli (camisa azul) colocou tornozeleira eletrônica em 2017. (Foto: André Bittar/Arquivo)
André Puccinelli (camisa azul) colocou tornozeleira eletrônica em 2017. (Foto: André Bittar/Arquivo)

Um contexto “nebuloso”, com comunicação fora do processo entre a acusação e a juíza, foi levado ao TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) para requisitar a suspensão da Máquinas de Lama, quarta fase da operação Lama Asfáltica, maior investigação sobre corrupção em Mato Grosso do Sul.

O pedido foi negado no último dia 9 pelo desembargador federal Paulo Fontes, que definiu o pedido de habeas corpus da defesa de André Cance, alvo da operação, como meras especulações que não “encontram respaldo em qualquer elemento de prova”.

Comunicações entre juiz e MPF (Ministério Público Federal) fora dos processos ganhou holofote com a operação Lava Jato, com a divulgação de trocas de mensagens atribuídas ao então juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça, e o procurador Detan Dallagnol. Os diálogos mostram aconselhamento por parte do magistrado. A parcialidade do Judiciário pode levar à nulidade do processo.

Na Lama Asfáltica, a defesa de Cance, que foi secretário adjunto da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), entrou com pedido de habeas corpus em 5 de agosto contra ato da 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, que autorizou a Máquinas de Lama em 9 de maio de 2017.

Segundo o pedido para suspender essa etapa da Lama Asfáltica, a operação teria ocorrido em um contexto nebuloso, “que indicaria que as decisões judiciais que possibilitaram a sua deflagração teriam sido confeccionadas quando as representações da Polícia Federal (relativas a essa fase investigativa) encontravam-se na sede do Ministério Público Federal, o que inviabilizaria ao juízo a consulta ao respectivo conjunto probatório e, assim, a elaboração das decisões”.

De acordo com a defesa, não houve certificação nos autos da data que foi devolvido pela acusação à 3ª Vara. Porém, a movimentação processual na internet mostra devolução do MPF em 11 de maio de 2017, mesmo dia em que a operação foi realizada.

Neste raciocínio, as decisões apenas seriam lavradas no dia 9 de maio de 2017 caso a magistrada, sem consultar o processo, fosse capaz de reproduzir com fidelidade os trechos das peças investigativas. Ou, ainda, segundo a defesa, teria ocorrido comunicação extraprocessual entre o órgão acusatório e a magistrada. Também foi apontado erro na numeração, que indicaria contato prévio.

“Suscitam a tese de que teria ocorrido violação ao dever de imparcialidade da magistrada de primeiro grau, o que contaminaria toda a 4ª fase da Operação Lama Asfáltica (“Máquinas de Lama”)”.

As decisões foram da juíza federal Monique Marchioli Leite. As ordens foram para prisões, mandados de busca e apreensões, além da mais rumorosa à época: tornozeleira eletrônica para o ex-governador André Puccinelli (MDB) e pagamento de fiança de R$ 1 milhão.

Naquele ano, o perfil da juíza também foi notícia no Campo Grande News por ser discreto e técnico.

André Cance foi preso na Máquinas de Lama. (Foto: Arquivo)
André Cance foi preso na Máquinas de Lama. (Foto: Arquivo)

Infundadas e graves - Ao negar a liminar, Paulo Fontes afirma que não há documento que indique ao menos, em tese, a existência de conluio entre a acusação e a Justiça. Sobre a numeração, avalia que equívoco é comum, facilmente identificado e corrigido pelos servidores da Justiça.

“Ao contrário, o que se constata da tese suscitada pela defesa é a tentativa de anular a Operação valendo-se de acusações infundadas e graves acerca da imparcialidade do magistrado ou do próprio órgão ministerial. São meras especulações defensivas que não encontram respaldo em qualquer elemento de prova”, afirma o desembargador federal.

Ainda segundo Fontes, uma das reclamações mais comuns de advogados que atuam na Lama Asfáltica é o excesso de prazo no andamento do processo. E agora contesta a presteza de uma decisão judicial. A reportagem não conseguiu contato com a Ajufe/MS (Associação dos Juízes Federais de Mato Grosso do Sul).

A Lama Asfáltica contabiliza seis fases e apura prejuízo de prejuízo de R$ 432 milhões com fraudes e propinas na administração do ex-governador André Puccinelli (MBD). A força-tarefa é formada pela PF (Polícia Federal), CGU (Controladoria-Geral da União) e Receita Federal.

Nos siga no Google Notícias