ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Depois de feriado prolongado, taxa de contágio volta a subir no Estado

Média de móvel, nos últimos sete dias, em Mato Grosso do Sul é de 354 novos casos por dia e 6,6 mortes diárias

Guilherme Correia | 03/11/2020 11:25
Profissionais de saúde na Santa Casa de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Profissionais de saúde na Santa Casa de Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Índice que mede se a pandemia está crescendo ou diminuindo foi de 0.91 para 0.93, o que mostra que a infecção pelo novo coronavírus teve leve aumento em comparação às últimas semanas em Mato Grosso do Sul, apesar de ainda estar em nível "aceitável", já que está abaixo de 1.

Todo mundo está achando que já passou. Principalmente nas cidades turísticas do Estado, houve várias algomerações. O uso de máscara já está decaindo signitifcativamente e as regras de higiene estão sendo colocadas sob risco", alertou titular em Saúde, Geraldo Resende.

Com 138 novos infectados e três mortes pela covid-19 no Estado, registrados nas últimas 24 horas, já são 36.475 casos confirmados e 1.612 óbitos desde a chegada da doença. Novos dados e informações foram divulgados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) durante transmissão na manhã desta terça-feira (3).

A média móvel, dos últimos sete dias, mostra que Mato Grosso do Sul tem registrado pouco mais de seis mortes diárias em decorrência do coronavírus na última semana, além de 354 novos doentes por dia.

Durante live, a secretária adjunta em Saúde, Christine Maymone, lamentou as pessoas que não resistiram e faleceram pela doença, mas alertou que durante a semana o número pode ser ainda maior. "Há óbitos ainda em investigação. Com certeza amanhã terá fechamento dos casos em investigação, teremos números provavelmente maiores que esse", disse.

A Capital não registrou óbitos, mas confirmou 78 novos infectados com a doença. As mortes aconteceram em Corumbá (1), Ribas do Rio Pardo (1) e Ponta Porã (1).

Ainda na questão da demora no repasse de informações, apenas 138 exames coletados se encontram em análise no Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), baixo número se comparado aos demais dias - ou seja, poucos testes têm ficado acumulados.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ocupação de leitos - 264 pacientes internados em Mato Grosso do Sul, além de outros dois pacientes que são de outros estados do País. 69% dos leitos na macrorregião de Saúde da Capital estão ocupados.

Segundo Resende, a pedido do gestor municipal de saúde de Campo Grande feito durante CIB (Comissão Intergestora Bipartite), haverá redução do número de leitos disponíveis - o que deve indicar taxas de ocupação ainda maiores nos próximos dias nas macrorregiões de Campo Grande e Três Lagoas.

Mais uma vez preocupa, mesmo que centésimos, o aumento da taxa de contágio. Isso significa  que as pessoas estão afrouxando e flexibilizando medidas de prevenção à covid-19. As pessoas estão deixando de lado as únicas que temos para enfrentar o coronavírus antes de chegar a disponibilização das vacinas que estão em andamento", disse Geraldo Resende durante live.

Política - Resende reforçou pedido que tem sido feito durante as transmissões, para que candidatos a vereadores, prefeitos e vice prefeitos, de todos os partidos, em todas as cidades, "possam nesse momento de pandemia tentar evitar propagação do vírus aqui no Estado".

Ele diz que tem recebido vídeos e fotos de reuniões com pessoas sem uso de máscaras, e de pessoas "inclusive com diagnóstico positivo de covid". "É uma irresponsabilidade muito grande. E as pessoas minimamente, assim como eu faço enquanto agente político, devem seguir as recomendações das autoridades sanitárias para evitar propagação e [evitar] medidas duras como alguns estados tomaram".

Nos siga no Google Notícias