Dia de Cooperar leva serviços e lazer para quase 2 mil pessoas na Vila Almeida
Ação acontece em outras 14 cidades de Mato Grosso do Sul
O Dia de Cooperar, ação social organizada pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), levou serviços gratuitos e lazer para mais de 1.700 pessoas no Bairro Vila Almeida, em Campo Grande, neste sábado (30). A expectativa é que até o fim do evento três mil pessoas passem pelo local.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Dia de Cooperar, organizado pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), atendeu mais de 1.700 pessoas na Vila Almeida, em Campo Grande. O evento ofereceu serviços gratuitos de saúde, atividades educativas e culturais, incluindo orientações com profissionais e oficinas diversas. A ação, que celebra o Ano Internacional das Cooperativas proclamado pela ONU, representa o maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil. O evento contou com participação de moradores locais e destacou a importância do cooperativismo na construção de uma sociedade mais solidária.
Entre os serviços disponíveis estavam orientações de saúde com nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas, além de atividades educativas e culturais, como oficinas de pintura, contação de histórias e até cinema para crianças.
- Leia Também
- Cooperativismo em ação: Dia C levará serviços gratuitos a comunidades de MS
- Campo Grande 126 anos: o cooperativismo que não para de crescer
A moradora do Bairro Zé Pereira, Kássia de Aguiar Montiel, de 31 anos, levou os dois filhos, de oito e quatro anos, para se divertirem com as brincadeiras enquanto ela participava da oficina de educação financeira. “Aprendi bastante. Vou começar a fazer um cronograma, uma planilha do que eu posso e do que eu não posso, para ter o suficiente, sem faltar e sem sobrar”, contou.
Vanilda Rodrigues Camargo, de 61 anos, também levou as netas de sete e oito anos para brincar. Elas chegaram cedo, antes da abertura do ginásio, mas garantiram que valeu a espera. “É a primeira vez que participo de algo assim. Eu estou gostando de tudo. Tudo, tudo mesmo, até o cinema que eu assisti com elas. Eu quero ensiná-las a crescer participando das coisas que eu não tive quando eu era criança. Agora eu quero mostrar, passar para elas”, relatou emocionada.
O presidente da OCB/MS, Celso Ramos Regis, destacou que a edição deste ano tem um significado especial: a celebração do Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU. “Tem uma frase muito bacana que diz: ‘cooperativas constroem um mundo melhor’. Nada mais adequado para este momento de turbulência na economia, nas lideranças e até nas guerras. As cooperativas sempre buscam paz, solidariedade e melhores condições de vida para as pessoas. Eu costumo dizer que cooperativa é uma empresa com coração”, afirmou.
Para o diretor-executivo do Sicred em Campo Grande, Ronaldo Sorana, o evento é uma vitrine para mostrar o impacto do cooperativismo na comunidade: “Uma ação como essa é fundamental para que a sociedade conheça o que é o cooperativismo. Hoje é o Dia C, é o dia em que nós, das cooperativas, apresentamos à sociedade tudo aquilo que a gente faz durante o ano inteiro. E a OCB organiza esse evento e nos convida. Então, para nós é um grande prazer estar aqui porque nós mostramos para a sociedade tudo que o cooperativismo tem de bom e faz de melhor para a sociedade”, disse.
O Dia de Cooperar é considerado o maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil e, segundo a OCB, busca unir solidariedade, cidadania e responsabilidade social em todas as regiões do país.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.