ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Dourados recebe autorização para vacinar indígenas contra dengue

Distribuição da vacina Qdenga começa na próxima segunda-feira e 16 mil pessoas devem ser beneficiadas

Por Gabriel de Matos | 15/02/2024 20:58
Profissional de saúde aplicando vacina no braço de paciente (Foto: José Cruz/Agência Brasil) 
Profissional de saúde aplicando vacina no braço de paciente (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (15), a Prefeitura de Dourados recebeu autorização para iniciar a vacinação na Reserva Indígena. A campanha, que já estava em curso desde janeiro em todo o município, agora será estendida para incluir os moradores das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho.

A consulta para a ampliação da campanha foi realizada pelo secretário de Saúde, Waldno Lucena Júnior, e foi seguida por intensas reuniões entre equipes da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e da Sesai para definir os detalhes logísticos e operacionais da vacinação na população indígena de Dourados. A expectativa é que aproximadamente 16 mil pessoas, com idades entre quatro e 59 anos, sejam imunizadas.

Em resposta à consulta da Sems, a Sesai afirmou que "a Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização – CGICI, não vê impedimentos na ampliação da estratégia, desde que sigam as recomendações presentes em bula, a aprovação de uso pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)e a disponibilidade de imunizante para a estratégia". O documento foi assinado por Lindomar Terena, Coordenador Distrital de Saúde Indígena.

Com a autorização finalmente concedida, o Núcleo de Imunização da Sems já está traçando o plano de ação para que as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena e a Divisão de Atenção à Saúde Indígena possam administrar as vacinas.

"As equipes já estão treinadas para o procedimento correto na vacinação contra a dengue. Já estamos com o planejamento da logística de distribuição e início da vacinação, o que deve acontecer efetivamente na próxima segunda-feira (19)", afirmou Edvan Marcelo Marques, gerente do NI.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias