ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Em apenas três dias, "Celular Seguro" tem meio milhão de registros

O aplicativo, que é gratuito, pode ser acessado através do site oficial do Ministério da Justiça

Por Gabriel de Matos | 23/12/2023 18:10
Aplicativo Celular Seguro aberto na tela inicial em celuluar (Foto: Marcos Maluf)
Aplicativo Celular Seguro aberto na tela inicial em celuluar (Foto: Marcos Maluf)

A plataforma Celular Seguro, um aplicativo governamental projetado para bloquear smartphones e aplicativos digitais em casos de perda, roubo ou furto, alcançou a impressionante marca de 500 mil cadastros de usuários em apenas três dias após o lançamento oficial. O Ministério da Justiça e Segurança Pública em colaboração com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), lançou a iniciativa para fortalecer a segurança dos cidadãos em relação aos crimes envolvendo dispositivos móveis.

O aplicativo, que é gratuito, pode ser acessado através do site oficial do Ministério da Justiça e Segurança Pública ou nas lojas de aplicativos online. Até o momento do levantamento, o Google Play Store registrou 465.150 downloads para dispositivos Android, enquanto 194 mil downloads foram contabilizados na App Store para dispositivos iOS, tornando-o o aplicativo mais baixado no país por dois dias consecutivos.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou que a plataforma recebeu 2.544 alertas de usuários relacionados a perda, roubo ou furto de aparelhos. O secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, destacou que esses números refletem a confiança das pessoas nas ações do Ministério diante de problemas cotidianos. Ele afirmou: "Temos o compromisso de resolver os problemas mais graves da população."

O aplicativo Celular Seguro foi desenvolvido para prevenir o uso indevido de celulares roubados ou furtados, notificando rapidamente as operadoras e instituições bancárias. O cadastro pode ser feito através do portal Gov.br, com login do CPF e senha. Não há limites para o cadastro de números, mas é necessário vinculá-los ao CPF para efetuar o bloqueio.

Os usuários podem indicar pessoas de confiança autorizadas a efetuar bloqueios em caso de perda ou roubo. Até a tarde de sexta-feira, 331.470 pessoas de confiança foram incluídas, segundo o Ministério.

O processo de bloqueio é simplificado, permitindo que os usuários acionem bancos e operadoras telefônicas para bloquear o acesso remoto às contas e o sinal do aparelho. O bloqueio não é imediato e pode levar até 24 horas, dependendo da instituição bancária. A Febraban destaca que o bloqueio utiliza os códigos IMEIs dos aparelhos, funcionando como uma "impressão digital" única.

O corte das linhas telefônicas está programado para entrar em vigor até fevereiro de 2024. Empresas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, e outras 7 já aderiram ao projeto, conforme os termos de uso da plataforma.

O Ministério esclarece que não há opção de bloqueio temporário, e se o aparelho for recuperado, o usuário deve contatar a operadora e outros parceiros do Projeto Celular Seguro para reativar seus acessos. O aplicativo promete ser uma ferramenta essencial na proteção dos brasileiros contra crimes relacionados a dispositivos móveis, promovendo a segurança digital e a confiança da população nas ações do governo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias