ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Em MS, Saúde prorroga campanha de vacinação contra gripe e sarampo

Em MS, apenas 2 cidades atingiram meta de imunizar pelo menos 90% do público-alvo da influenza

Ana Oshiro | 03/06/2022 10:17
Enfermeira preparando dose de vacina para aplicar em criança na Capital. (Foto: Divulgação)
Enfermeira preparando dose de vacina para aplicar em criança na Capital. (Foto: Divulgação)

Previstas para terminarem nesta sexta-feira, as campanhas de imunização contra gripe e sarampo foram prorrogadas até 24 de junho pelo Ministério da Saúde. Em Mato Grosso do Sul, a procura pelas vacinas está bem abaixo do esperado e preocupa as autoridades.

Apenas duas cidades do Estado conseguiram atingir a meta da campanha contra influenza, que era de vacinar 90% do público-alvo. Em Novo Horizonte do Sul, 95,8% estão imunizados, enquanto isso, em Aral Moreira, a taxa chegou aos 105,7% no último levantamento, realizado nesta quinta-feira.

“Nós precisamos que a população se vacine, principalmente, que os idosos procurem as unidades de saúde para se imunizar. Neste ano, o frio chegou mais cedo ao Estado e é importante que todos os públicos estejam protegidos. Nós pedimos que os pais também levem as crianças para se vacinar, menores de cinco anos, tanto para influenza quanto o sarampo. Protejam o que nós temos de mais precioso, que são as nossas crianças”, disse Flávio Britto, responsável pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Dos 77 municípios que não atingiram a meta, 29 não chegaram nem na média de cobertura vacinal do Estado, que está em 40%. A SES esclarece que cada município é responsável por sua estratégia e que Estado recebeu 304 mil doses de vacina contra a influenza. Confira a lista completa da cobertura vacinal de MS clicando aqui.

Onde vacinar? - Em Campo Grande, as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde. As salas de vacinas ficam abertas das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45. Alguns destes locais possuem horário estendido, aplicando as vacinas também em horário de almoço ou até mais tarde que o habitual.

Quem deve se vacinar? - Trabalhadores da saúde e idosos são alguns dos públicos que devem se vacinar até o final da semana. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, população indígena, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas também precisam buscar por uma unidade de saúde.

Sarampo - Quanto a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, a população-alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Em Mato Grosso do Sul, a população estimada e apta a se vacinar é de 193.440 crianças. Até o momento, a cobertura vacinal contra o sarampo está em 29%, onde a meta de cobertura vacinal é de 95%.

Nos siga no Google Notícias