ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Em sessão de homenagem, Riedel defende cuidado às “mães solo”

Comando da PM entregou medalhas a 25 civis e mesmo número de militares pelo Dia da Mulher

Por Maristela Brunetto e Caroline Maldonado | 12/03/2024 11:20
Governador disse que o poder público deve alcançar famílias vulneráveis comandadas por mulheres e levar serviços (Fotos: Marcos Maluf)
Governador disse que o poder público deve alcançar famílias vulneráveis comandadas por mulheres e levar serviços (Fotos: Marcos Maluf)

A Polícia Militar entregou esta manhã a medalha Tenente Coronel Ana Neise Baltha a 25 civis como forma de reconhecer esforços pela defesa dos direitos da mulher, diante da comemoração do Dia Internacional, na semana passada, dia 8. Entre os agraciados estão os chefes dos poderes e até a pioneira delegada no assunto da violência doméstica, Zenobia Pedrosa.

O evento de entrega foi essa manhã, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Os homens agraciados são o governador Eduardo Riedel; o vice, José Carlos Barbosa; o deputado Gerson Claro; o presidente do Tribunal de Justiça Sérgio Martins; o procurador-geral de Justiça Alexandre Lacerda e o presidente do TCE, Jerson Domingos. A esposa do governador, Mônica Riedel, e de Claro, Kátia, também foram homenageadas, além de secretárias, a desembargadora Jaceguara Dantas Silva, também uma professora, uma média. Das mulheres do parlamento, somente Mara Caseiro recebeu a medalha.

No evento, o governador destacou a importância de medidas contra a violência doméstica, a estruturação e eficiência do serviço público para atender essa demanda, mas destacou que queria falar de outra violência, que era a falta de apoio às mães que cuidam sozinhas da família. “Eu acho que todos nós, no dia a dia, que está se consolidando no Estado, com uma ação extremamente assertiva em relação ao combate à violência contra a mulher, mas tem uma violência velada, que é a violência que a própria sociedade está impondo a essas famílias e que nós temos que ter política pública para resgatá-las.”

PM entrou medalha a civis e militares em homenagem ao Dia da Mulher
PM entrou medalha a civis e militares em homenagem ao Dia da Mulher

Disse se tratar de uma situação perversa, que precisa de enfrentamento. Mencionou haver no Estado 450 mil famílias conduzidas por mulheres, com cerca de 40 mil em condições “extremamente vulneráveis”, que precisam ser alcançadas pelo serviço público.

Riedel mencionou a necessidade de acesso dos filhos a creches, para que as mães possam fazer escolhas. “E nós temos que encontrar cada uma delas com filhos de 0 a 4 anos para gerar a oportunidade dessa mulher poder estudar ou poder trabalhar”, disse.

Segurança- O comandante geral da PM, coronel Renato dos Anjos Garnes, destacou ações para a proteção das mulheres, mencionando que o Programa Mulher Segura acompanha 2.874 que são atendidas com medidas protetivas. Considerou que o reflexo é o freio à violência e aumento da confiança das mulheres no trabalho das autoridades, procurando ajuda quando se deparam com ameaça ou agressão.

Já o secretário de Justiça e Segurança Pública destacou o desafio de proteger mulheres mais distantes do alcance das autoridades, no caso as que vivem em aldeias indígenas. Ele homenageou as mulheres por seu trabalho e destacou importância do empenho em cuidar da educação, diante do poder transformador que ela representa.

A homenagem- A medalha leva o nome da tenente coronel já falecida, que atuou por 23 anos na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, integrando, em 1983, o primeiro grupo de mulheres oficiais. Primeiro, havia um prêmio, transformado em medalha mediante lei, sancionada em outubro do ano passado. Além de homenagem a personalidades civis, a medalha foi entregue a 25 militares, sendo sete oficiais, seis são mulheres, e entre 18 praças, com dois homens.

Governador coloca medalha em militar; honraria leva nome de uma das primeiras oficiais da PM de MS
Governador coloca medalha em militar; honraria leva nome de uma das primeiras oficiais da PM de MS


Nos siga no Google Notícias