ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Empresa de calçados terá de cumprir cotas de aprendizes

Acordo com o MPT alcança estabelecimentos em Campo Grande, Três Lagoas e Aquidauana

Tainá Jara | 09/07/2019 16:33

Termo de ajuste de conduta rubricado entre o MPT (Ministério Público do Trabalho) e a Center Modas Calçados e Confecções Ltda. pede a contratação imediata de aprendizes entre para atuar nas unidades da loja nos municípios de Campo Grande, Três Lagoas e Aquidauana.

A possibilidade de inclusão social dos jovens, com o primeiro emprego, está alicerçada na Lei nº 10.097/2000 e no Decreto nº 5.598/2005. Conforme os normativos, as empresas de médio e grande porte devem contratar aprendizes em número que pode variar de 5% a 15% do quadro de trabalhadores cujas funções demandem formação profissional.

Com 26 funcionários no perfil delimitado pela legislação, a Center Modas é obrigada a cumprir a cota de aprendizes. No acordo, assumiu tanto este compromisso como o de não empregar menores de 18 anos em trabalhos noturno (entre 22h e 5h), perigoso, insalubre ou penoso, por serem prejudiciais à formação e ao desenvolvimento físico, psíquico, moral e social dos adolescentes.

O Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Ministério Público do Trabalho também prioriza a seleção de aprendizes entre 14 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade econômica ou risco social. Encontram-se, nessa condição, adolescentes egressos do sistema socioeducativo ou em cumprimento de medidas socioeducativas; que pertencem a famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; em situação de acolhimento institucional; egressos do trabalho infantil; com deficiência; matriculados na rede pública de ensino, em nível fundamental, médio regular ou médio técnico; e desempregados e com ensino fundamental ou médio concluído na rede pública.

Na quarta e última cláusula do acordo, a Center Modas se compromete a dar ampla aos itens pactuados, afixando cópia do documento em local de ampla visibilidade e frequentado pelos trabalhadores, bem como a manter uma reprodução dele nos livros de inspeção do trabalho de seus três estabelecimentos. Quando solicitada, a empresa deverá fornecer gratuitamente cópia do acordo aos trabalhadores.

O descumprimento de qualquer obrigação ajustada acarretará multa de R$ 10 mil, renovada a cada mês, pelo período em que perdurar a infração. Se aplicada, o valor será revertido a projetos sociais, a entidades públicas/privadas sem fins lucrativos ou a fundos específicos como o de Amparo ao Trabalhador.

Exploração sexualA Center Modas Calçados e Confecções também custeou a reimpressão de mil exemplares da revista Avenida Araceli, uma das edições da série MPT em Quadrinhos.

Em linguagem simples, a publicação narra um crime emblemático que deu significado à data 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A revista ainda orienta como identificar se uma criança passou ou está passando por essa exploração, desmistifica estereótipos e mostra como denunciar.

Todo o material foi entregue, no início deste mês, à coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Três Lagoas, Aline dos Santos Martins, para que distribua os exemplares junto às entidades que integram a rede de proteção da criança e do adolescente.

Em 2014, a Center Modas foi autuada pela Superintendência Regional do Trabalho porque não observava a cota obrigatória de aprendizes. À época, a empresa contava com 16 trabalhadores cujas funções demandavam formação profissional. Deveria manter pelo menos 1 aprendiz em seu quadro.

Aprendizagem - No Brasil, o trabalho é totalmente proibido antes dos 16 anos, salvo na condição de aprendiz a partir dos 14. Assim, a aprendizagem é uma das maneiras de se enfrentar a precariedade do trabalho infantil e combinar educação e qualificação no trabalho, permitindo que os jovens tenham garantias trabalhistas e remuneração justa.

Podem participar da aprendizagem jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos incompletos que concluíram ou estão cursando o ensino fundamental ou médio. A lei estabelece que a contratação deve ter prazo de até dois anos e que o aprendiz não pode deixar os estudos pelo trabalho, uma vez que é exigida no contrato a manutenção da educação formal, além da técnico-profissional.

Nos siga no Google Notícias