ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Empresário se livra de regras confusas, mas vai bater ponto mensal na Justiça

Até então, as sucessivas decisões traziam exigências de comparecimento semanal e mensal para justificar suas atividades

Aline dos Santos | 09/09/2019 08:46
Réu na Lama Asfáltica, João Amorim (à esquerda) conseguiu organizar agenda das regras que deve cumprir para não ficar preso.  (Foto: Arquivo)
Réu na Lama Asfáltica, João Amorim (à esquerda) conseguiu organizar agenda das regras que deve cumprir para não ficar preso. (Foto: Arquivo)

Beneficiado em três ocasiões com a substituição de prisão preventiva na operação Lama Asfáltica por medidas cautelares, o empresário João Alberto Krampe Amorim dos Santos, dono da Proteco Construções, recorreu para uniformizar a agenda de comparecimento ao Poder Judiciário.

As sucessivas decisões traziam exigências de comparecimento semanal e mensal à Justiça para justificar suas atividades, além de prazos diferentes para se ausentar de Campo Grande sem autorização do Juízo.

No último dia 3, a 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande determinou que o empresário siga as determinações do habeas corpus concedido em 29 de maio pelo TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).

A decisão determinou comparecimento mensal em Juízo, para justificar suas atividades; proibição de ausentar-se de Campo Grande por mais de 15 dias sem autorização; e proibição de deixar o país.

Já o MPF (Ministério Público Federal) defendeu que a solicitação da defesa deveria ser encaminhada ao TRF 3 por meio do recurso de embargo de declaração, utilizado para esclarecer omissão, obscuridade ou contradição.

O empresário é apontado como uma das peças centrais do esquema criminoso que o MPF investigou durante a gestão de André Puccinelli (MDB) no governo estadual.

A Lama Asfáltica contabiliza seis fases e apura prejuízo de prejuízo de R$ 432 milhões com fraudes e propinas. A força-tarefa é formada pela PF (Polícia Federal), CGU (Controladoria-Geral da União) e Receita Federal.

A primeira condenação foi a de Edson Giroto (ex-deputado federal e ex-secretário de Obras) e Flávio Henrique Garcia Scrocchio (cunhado de Giroto).

Nos siga no Google Notícias