ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Erro em identificação de lotes de substância tóxica resultou em morte de cães

Caso ganhou repercussão no fim de agosto passado

Jéssica Benitez | 20/11/2022 08:43
Petiscos foram retirados do mercado (Foto Reprodução)
Petiscos foram retirados do mercado (Foto Reprodução)

Lotes de monoetilenoglicol, substância tóxica e proibida na alimentação animal, foram confundidos com lotes de propilenoglicol, usado na fabricação dos petiscos para cães. A confusão foi o motivo da contaminação dos alimentícios caninos da marca Bassar, suspeita de ocasionar a morte de mais de 100 cachorros em todo o Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul, no fim de agosto.

De acordo com nota emitida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária neste sábado (19), “a incorreção desta identificação levou ao uso de produto extremamente tóxico na fabricação de petiscos, em quantidades muito acima das doses que são consideradas fatais”.

A linha de investigação apontava que teria ocorrido contaminação entre os lotes das substâncias. A pasta não informou o responsável pela identificação errônea. Ao todo foram 120 fiscalizações em comércios, fabricantes e distribuidores.

Em Mato Grosso do Sul pelo menos um cão morreu após ter ingerido petisco da marca Bassar Pet Food. A contaminação foi confirmada por meio de laudo emitido pelo IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), da Coordenadoria-Geral de Perícias, no dia 17 do mês passado.

O documento mostrou a presença de etilenoglicol, um diálcool largamente utilizado como anticongelante automotivo, que causa insuficiência renal e hepática, podendo inclusive levar à morte, quando consumido.

A cachorrinha em questão se chamava Chloe e morreu no dia 5 de setembro, após passar dias internada. Ela ingeriu o petisco dia 29 de julho, depois disso ficou “mole”, segundo o boletim de ocorrência. No dia seguinte, o animal vomitou algumas vezes e em seguida sua tutora a levou para o veterinário, onde morreu.

Nos siga no Google Notícias