ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Laudo confirma que cadela morreu por intoxicação causada por petisco

A cadela que ingeriu o petisco morreu após ficar vários dias internada

Viviane Oliveira | 20/10/2022 12:11
Caso foi investigado pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Foto: arquivo / Campo Grande News) 
Caso foi investigado pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Foto: arquivo / Campo Grande News)

Laudo emitido pelo IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), da Coordenadoria-Geral de Perícias, na última segunda-feira (17), confirmou que a causa da morte da cadela da raça Spitz foi intoxicação causada pelo petisco da Dental Care, da empresa Bassar Pet Food.

Conforme o laudo, amostras de substância revelaram a presença de etilenoglicol, um diálcool largamente utilizado como anticongelante automotivo. “Na sua forma pura é um composto inodoro, incolor, xaroposo líquido com um sabor doce, é nocivo e sua ingestão deve ser considerada uma emergência médica”.

Ainda segundo o documento, a intoxicação por etilenoglicol, solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática, podendo inclusive levar à morte, quando consumido. "Uma vez ingerido, é rapidamente absorvido pelo estômago e metabolizado no fígado".

Chloe, como era chamada, morreu no dia 5 de setembro, após passar dias internada. Ela ingeriu o petisco dia 29 de julho, depois disso ficou “mole”, segundo o boletim de ocorrência. No dia seguinte, o animal vomitou algumas vezes e em seguida a tutora, de 51 anos, a levou para o veterinário, onde morreu.

Na delegacia a dona do pet contou à polícia que fazia parte de um grupo de whatsapp de donas de cachorro que havia perdido o animal por conta do mesmo petisco que a Chloe comeu e, por isso, decidiu registrar o boletim de ocorrência.

Na ocasião em que os caso veio à tona, a Bassar Pet Food informou que havia interrompido a produção dos petiscos. Segundo a empresa, exames preliminares realizados pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) apontam indícios de que o propilenoglicol, insumo usado pelo setor industrial na fabricação de alimentos para pessoas e animais, adquirido de um de seus fornecedores, estaria contaminado.

Nos siga no Google Notícias