ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Novos lotes de petiscos são identificados com substância tóxica

Até o momento, as investigações ainda não identificaram a origem do aditivo utilizado

Izabela Cavalcanti | 14/09/2022 06:55
Produtos identificados com a substância etilenoglicol (Foto: Reprodução/Internet)
Produtos identificados com a substância etilenoglicol (Foto: Reprodução/Internet)

Outros lotes de produtos da marca Bassar foram detectados com monoetilenoglicol, como contaminante de propilenoglicol. A informação foi repassada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), após resultados preliminares das análises realizadas nos LFDA (Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária).

Até o momento, as investigações ainda não identificaram a origem do aditivo utilizado, em virtude da falta de rastreabilidade dos envolvidos e da mistura de lotes de aditivos nos diferentes estabelecimentos já identificados sem registro no Ministério.

O Dipoa (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal) determinou na última sexta-feira (9) que empresas fabricantes de alimentos e mastigáveis devem indicar os lotes de propilenoglicol existentes em seus estoques e seus respectivos fabricantes e importadores ao SIPOA (Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal) de cada região.

Além disso, o Dipoa solicitou que os fabricantes se manifestem quanto à fabricação, importação ou compra de propilenoglicol em território nacional desde dezembro de 2021, informando a identificação dos lotes, o quantitativo adquirido e suas origens.

Os fabricantes das demais categorias de produtos também devem indicar se usam o propilenoglicol na composição dos produtos. Essas empresas têm o prazo de 10 dias para atender às determinações do Dipoa.

Investigação - A Polícia Civil  investiga a morte de cachorra que ingeriu petiscos suspeitos de contaminação por substâncias tóxicas, em Campo Grande. A cadelinha da raça Spitz morreu no dia 5 de setembro, após passar dias internada.

De acordo com a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) a tutora, de 51 anos, comprou um pacote da Dental Care Bassar Pet Food, que vinha com três petiscos.

Nos siga no Google Notícias