ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Notificada, empresa deve realizar recall de petisco que causou morte de cães

Campo Grande registrou pelo menos um episódio

Jéssica Benitez | 15/09/2022 17:58
Produtos estavam sendo devolvidos por consumidores (Foto Divulgação)
Produtos estavam sendo devolvidos por consumidores (Foto Divulgação)

A Bassar Pet Food, empresa responsável pelos petiscos caninos que causaram a morte de ao menos 40 cachorros em todo o Brasil, incluindo caso em Campo Grande, será obrigada a realizar recall do produto, conforme notificou a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor).

A notificação aponta recolhimento compulsório do material, diferente do que a empresa havia feito até momento, apenas solicitando que as unidades fossem devolvidas aos locais em que foram compradas. Segundo a pasta, a forma como está ocorrendo a devolução do produto “pode ser demorada e ineficaz”.

O recall, neste caso, prevê a ampla divulgação do recolhimento dos itens contaminados, inclusive seguindo regulamentação dos órgãos competentes. "A não formalização do chamamento pode acarretar processo administrativo e aplicação de sanção pela Senacon, pois, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, fornecedores que saibam dos riscos dos seus produtos e serviços após a introdução deles no mercado, devem comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores", alertou a secretaria.

Em nota, a Bassar Pet Food informou que já interrompeu a produção dos petiscos. Segundo a empresa, exames preliminares realizados pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) apontam indícios de que o propilenoglicol, insumo usado pelo setor industrial na fabricação de alimentos para pessoas e animais, adquirido de um de seus fornecedores, estaria contaminado.

Campo Grande – Na Capital a Polícia Civil investiga a morte de uma cachorrinha que ingeriu o petisco. A cadelinha da raça Spitz morreu no início do mês depois de ficar dias internada. A dona contou que após ingerir um dos três petiscos do pacote já ficou “mole”.

No dia seguinte teve episódios de vômito e foi encaminhada ao veterinário. Chloe, como era chamada, não saiu da clínica com vida. A Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) instaurou inquérito e o caso foi registrado como maus tratos e consumo de mercadoria imprópria.

Nos siga no Google Notícias