ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Estado faz Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado

Ação “Vacina Mais” busca impedir retorno do vírus após aumento de casos em países vizinhos

Por Viviane Oliveira | 29/08/2025 10:53
Estado faz Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado
Pessoa se vacinando em campanha realizada em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Mato Grosso do Sul realiza neste sábado (30) o Dia D de vacinação contra o sarampo, com imunização em todos os 79 municípios. A mobilização integra a campanha emergencial “MS Vacina Mais: Sarampo”, realizada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul realiza neste sábado (30) o Dia D de vacinação contra o sarampo em todos os 79 municípios. A mobilização integra a campanha emergencial "MS Vacina Mais: Sarampo", lançada devido ao risco de reintrodução do vírus após a Bolívia decretar emergência de saúde pública com 269 casos confirmados. A campanha inclui a aplicação da dose zero para bebês de 6 a 11 meses e vacinação seletiva de pessoas de 12 meses a 59 anos sem histórico vacinal ou com esquema incompleto. Em Campo Grande, a ação acontece na Praça Ary Coelho, das 8h às 14h, com todas as vacinas de rotina disponíveis.

A ação foi lançada em razão do risco de reintrodução do vírus, após a Bolívia decretar emergência de saúde pública por já registrar 269 casos confirmados da doença. O Paraguai também notificou ocorrências recentes.

Em Campo Grande, o Dia D acontece na Praça Ary Coelho, das 8h às 14h, com todas as vacinas de rotina disponíveis para atualização da caderneta. A campanha inclui a aplicação da dose zero para bebês de seis a 11 meses, além da vacinação seletiva de pessoas de 12 meses a 59 anos sem histórico vacinal ou com esquema incompleto.

Segundo o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, a meta é interromper qualquer possibilidade de transmissão. “O objetivo é vacinar o público-alvo no menor tempo possível, especialmente em áreas mais vulneráveis”, destacou. Não podem receber a vacina: gestantes e crianças menores de 6 meses, pessoas com imunossupressão grave ou com histórico de reação alérgica grave à vacina.

A secretária-adjunta da secretaria, Crhistinne Maymone, reforçou que a participação da população é determinante para o sucesso da estratégia. “A vacinação é a principal forma de prevenção. É fundamental que todos verifiquem sua situação vacinal e procurem o serviço de saúde para se proteger e proteger a comunidade”, disse.

Estado faz Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado
Imagem mostra criança com sarampo, apresentando manchas avermelhadas pelo corpo, um dos principais sintomas da doença (Foto: divulgação)

Até o início de agosto, 29 casos suspeitos de sarampo foram registrados em Mato Grosso do Sul: 25 já descartados e 4 em investigação.

Sintomas e transmissão - Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas do sarampo são: febre alta (acima de 38,5ºC), manchas vermelhas no corpo, tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite), nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. O sarampo é altamente contagioso e pode ser transmitido de cinco dias antes até quatro dias depois do surgimento das manchas. O vírus permanece no ar por até duas horas, o que favorece a propagação em locais de aglomeração como escolas, shoppings, clubes e aeroportos.

A doença pode evoluir para complicações graves, principalmente em crianças pequenas e pessoas imunocomprometidas. Entre elas estão diarreia, otite média aguda, pneumonia, hepatite e encefalite, que podem levar à morte.

Prevenção - A vacina é a única forma de prevenção. O esquema vacinal indicado pelo Ministério da Saúde é o seguinte: dose zero para crianças de 6 a 11 meses (extra, não substitui o calendário); duas doses para a faixa de um a 29 anos, com intervalo de 30 dias; e uma dose para pessoas de 30 a 49 anos. Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos servem apenas para aliviar os sintomas, e a recomendação é procurar o serviço de saúde imediatamente ao apresentar sinais da doença.

Vacinação -  Em Dourados, o dia D acontece nesta sexta-feira, com atendimento em todas as unidades de saúde, das 7 às 11 e das 13 às 17h. As unidades Seleta e Santo André também terão horário estendido, das 18 às 22 horas, garantindo a vacinação no período noturno.

Em Ponta Porã, a vacinação contra o sarampo será no consultório de Rua (Centro), AMA (próximo ao Parque dos Ervais), UBS Rodrigo Lima (Kamel Saad), UBS Rosângela Pereira (Itamarati Sede). Também será feita a atualização da carteira de vacinação.

Em Corumbá, a imunização acontece nas unidade de saúde Walter Victorio, Luiz Fragelli Enio Cunha, Beira Rio e Nova Corumbá.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.