ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Falência da Avianca ameaça sonho de casal de MS se casar em Portugal

“Nos desesperamos. Entrei nas reservas e vi que 14 estavam canceladas”, relata advogado, que denunciou situação ao MP/MS

Aline dos Santos | 13/06/2019 12:23
Felipe e a noiva Thayanne Faracco: sonho planejado há mais de dois anos para casamento em Portugal. (Foto: Arquivo pessoal)
Felipe e a noiva Thayanne Faracco: sonho planejado há mais de dois anos para casamento em Portugal. (Foto: Arquivo pessoal)

Com casamento marcado no dia 19 de junho em Portugal, o advogado Felipe Ribeiro Casanova, que mora em Campo Grande, planejou a festa com mais de dois anos de antecedência, mas se viu em desespero quando a empresa aérea informou que não cumpriria, a partir do próximo sábado, parceria com a Avianca Brasil.

Numa corrida contra o tempo, teve prejuízo de R$ 28 mil comprando passagens de última hora e fez reclamação no MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). A promotoria levou denúncia à Justiça, que concedeu liminar para que a TAP Air Portugal mantenha as viagens de passageiros, decisão com validade nacional.

Como a empresa ainda não foi notificada oficialmente, a expectativa é que os convidados consigam ir e voltar. A festa é para quase 150 pessoas. “No ano passado, aproveitei os pontos no Programa Amigo e recomendei que transferissem pontos do cartão de crédito para o programa da Avianca, pelo melhor custo-benefício. No meu caso, fora emitidas 33 passagens”.

No último dia 7, a TAP divulgou que não aceitaria mais os bilhetes a partir de 15 de junho. “Nos desesperamos. Entrei nas reservas e vi que 14 estavam canceladas”, relata. Ele afirma que os pais chegaram a Portugal no último dia 8 e, ao procurarem o escritório da TAP no aeroporto, foram informados que a medida seria mesmo cumprida a partir de sábado. Ou seja, não poderiam voltar ao Brasil com as passagens compradas.

Felipe comprou passagens de última hora para os profissionais que vão trabalhar no casamento, como cabeleireiro e fotógrafo, e parentes. “Minha avó de 85 anos ficou desesperada e não poderia deixar de vir”, afirma Felipe, já em Portugal nesta quinta-feira. O advogado também entrou com três ações em nome de parentes contra a TAP.

Liminar - Na última terça-feira (dia 11), o juiz José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, em substituição legal na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, concedeu liminar para que a empresa Transportes Aéreos Portugueses S/A, a TAP Air Portugal, cumpra todos os contratos de transportes ajustados com consumidores que adquiriram e pagaram passagens aéreas (milhagens do Programa Amigo, dinheiro, cartão) para a Avianca Brasil, parceira comercial e que enfrenta processo de recuperação judicial.

O magistrado determinou multa de R$ 50 mil por passageiro em caso de descumprimento. A denúncia contra a TAP Air Portugal foi encaminhada pelos promotores Luiz Eduardo Lemos de Almeida e Fabrício Proença de Azambuja.

Conforme o MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) não há em resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) previsão de cancelamento unilateral de passagens aéreas pelo transportador, depois de emitido e pago o bilhete, em razão de seu arrependimento em receber de seu parceiro.

Nos siga no Google Notícias