ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Falso pagamento representa 39% dos golpes aplicados no mercado digital de MS

Falsas vendas e roubo de dados em contas pessoais aparecem na lista de golpes mais praticados

Jhefferson Gamarra | 11/11/2021 14:18
Simulação de transferência eletrônica via pix. (Foto: Marcos Maluf)
Simulação de transferência eletrônica via pix. (Foto: Marcos Maluf)

O chamado golpe do falso pagamento está no topo do ranking das principais fraudes aplicadas no comércio eletrônico no 1º semestre de 2021, em Mato Grosso do Sul. O dado alarmante foi divulgado nesta quinta-feira (11), pela OLX, site de compra e venda online, e pela AllowMe, plataforma de proteção de identidades digitais.

O golpe do falso pagamento é uma atualização para os tempos atuais do antigo golpe do envelope vazio. Na versão atualizada para a era digital, em que as vendas online aumentam cada vez mais, o golpista faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem para o vendedor, que então realiza a entrega do produto negociado. Quando a vítima percebe o golpe, o criminoso já está com o produto e deixa de responder as mensagens.

De acordo com levantamento, esta modalidade de crime foi responsável por 39% dos casos de irregularidades no comércio online, seguido por falsas vendas (29%) e roubo de dados em contas (25%).

"Os fraudadores atuam principalmente na falta de conhecimento dos usuários sobre os processos de compra e venda eletrônica para aplicar a engenharia social e enganá-los. Por isso, a educação digital é fundamental para que as pessoas possam identificar comportamentos suspeitos e se protejam das investidas dos golpistas”, frisa Beatriz Soares, diretora da OLX.

As investidas dos golpistas usando o falso pagamento são aplicadas principalmente na compra de celulares e produtos (72%), seguida pela categoria de áudio, TV, vídeo e fotografia (18%). A facilidade no transporte, valor e a revenda desses produtos são os principais pontos que os colocam no topo do ranking.

Especialistas em segurança digital dizem que os golpes são praticados por associações criminosas que se articulam em rede, criam inúmeras contas falsas com dados válidos de terceiros para atrair as vitimas.

“Usuários devem estar atentos a possíveis tentativas de fraudes, seja em relação a promoções extremamente irrecusáveis em troca de dados cadastrais ou na hora de efetuar um pagamento seja por boleto, cartão de crédito, transferência bancária ou Pix”, destaca Gustavo Monteiro, diretor do AllowMe.

Como se prevenir - O falso pagamento ocorre principalmente na transação de venda de um item. Por isso, manter as conversas nos chats das plataformas de compra e venda, não passar dados pessoais como e-mail, celular e conta bancária e só entregar o item após a confirmação do depósito são essenciais para não cair nesse tipo de golpe.

Nos siga no Google Notícias