ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Farmácias terão que informar casos suspeitos de covid-19 ao Estado

Farmácias e unidades de saúde que realizam testes irão repassar estas informações no sistema E-SUS

Leonardo Rocha | 05/06/2020 09:40
Teste de coronavírus realizado em MS (Foto: Henrique Kawaminami)
Teste de coronavírus realizado em MS (Foto: Henrique Kawaminami)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) publicou resolução que obriga hospitais, clínicas e farmácias que realizam os testes de covid-19, a notificar por meio do sistema E-SUS (Sistema Único de Saúde) todos os casos suspeitos da doença.

Neste caso estão incluídos os testes rápidos, sorológicos ou de biologia molecular. Para fazer esta notificação as farmácias e unidades de saúde devem fazer um cadastro do estabelecimento no sistema (E-SUS). Segundo a resolução, os testes moleculares serão aceitos para estatísticas oficiais, se for comprovado a habilitação do laboratório, junto ao Lacen (Laboratório Central de MS).

No caso dos laboratórios de biologia molecular, eles precisam enviar uma amostra com resultado para análise no Lacen. Caberá a Vigilância de cada município acompanhar os casos registrados no sistema do SUS. As unidades e farmácias que descumprirem as medidas ficarão sujeitas a sanções previstas no Código Sanitário Estadual.

Na resolução anterior estes casos seriam informados pelas unidades de saúde por meio de e-mail, agora o procedimento é que a notificação seja registrada no sistema do SUS. Até o boletim de ontem (04), Mato Grosso do Sul tinha registrado 1925 casos de coronavírus. Hoje (05) foi confirmada a 21° morte em função da doença.

Nos siga no Google Notícias