ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Secretaria só vai validar resultados de laboratórios habilitados pelo Lacen

Já farmácias que administram testes rápidos devem informar marca e lote à SES

Jones Mário | 05/05/2020 09:49
Testes rápidos devem ser registrados pela Anvisa e validados por instituto de qualidade (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Testes rápidos devem ser registrados pela Anvisa e validados por instituto de qualidade (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou resolução para regrar a notificação de casos suspeitos e positivos para novo coronavírus por meio de exames realizados em laboratórios e hospitais públicos e privados, drogarias e farmácias.

Segundo a norma, estes locais devem efetuar a notificação compulsória de todos os casos suspeitos e detectados positivos para covid-19 - pelas metodologias de teste rápido, sorológico e biologia molecular - ao Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde).

A SES vai aceitar como notificados e conclusivos os resultados positivos de testes rápidos que sejam registrados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e validados pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde).

Farmácias, drogarias e laboratórios devem informar marca e lote destes testes, além de informações completas sobre o paciente.

Já os resultados de testes por biologia molecular serão aceitos como notificados e conclusivos desde que o laboratório de origem comprove validação e habilitação pelo Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), instituição de referência no Estado.

Os laboratórios que realizam análises por biologia molecular ainda ficam obrigados a enviar uma alíquota das amostras com resultado detectável ao Lacen.

A resolução foi publicada na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial do Estado.

Na segunda-feira (4), Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal interditaram e suspenderam a realização de exames para covid-19 em dois laboratórios particulares de Campo Grande.

A reportagem do Campo Grande News apurou que os alvos da operação foram Multilab e Di Imagem, que fazem parte da mesma rede.

Os exames nas unidades apresentavam falso resultado positivo, uma vez que metade dos amostras eram confirmadas para novo coronavírus. A média no Estado é de uma confirmação para cada dez.

A reportagem voltou a procurar os laboratórios Multilab e Di Imagem nesta manhã, mas não houve retorno.

Em transmissão ao vivo na manhã desta terça (5), o titular da SES, Geraldo Resende, relatou casos de pacientes que gastaram até R$ 1,5 mil para confirmar diagnósticos em laboratórios particulares após resultados equivocados.

*alterada às 12h30min para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias