ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Só 1 laboratório particular está em vias de ser habilitado pelo Lacen de MS

Resolução publicada hoje normatiza os exames de detecção do novo coronavírus

Lucia Morel | 05/05/2020 16:42
Lacen/MS só valida testes moleculares, como o da foto, que são coletados da garganta ou nariz. (Foto: Paulo Francis)
Lacen/MS só valida testes moleculares, como o da foto, que são coletados da garganta ou nariz. (Foto: Paulo Francis)

Até o momento, apenas um laboratório privado está em vias de ser habilitado pelo Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul) a fazer exames de biologia molecular para detecção de covid-19. Os demais, devem ser habilitados pelos Lacens específicos dos estados para onde são enviados os exames.

A validação pelo Lacen/MS está prevista em resolução publicada hoje no Diário Oficial do Estado, que normatiza a notificação de casos suspeitos e positivos para novo coronavírus por meio de exames realizados em laboratórios e hospitais públicos e privados, drogarias e farmácias.

A medida ocorre depois que os laboratórios Di Imagem e Multilab foram impedidos de realizar os exames devido resultados de falso positivo.

O diretor do Lacen/MS, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, explica que grande parte dos laboratórios particulares são de redes nacionais, e assim, as coletas são feitas em MS, mas enviadas para as sedes. Logo, os resultados devem ser validados pelos Lacens específicos de cada Estado.

Ele cita exemplo do Laboratório Sabin, cuja sede é em Brasília. Nesse caso, a validação deve ser pelo Lacen de lá.

No caso de MS, até o momento, o único estabelecimento que procurou validação pelo Lacen daqui foi o IPC (Instituto de Perícias Científicas), de Campo Grande. Caso outros desejem habilitação, devem procurar o Laboratório Central e passar pelo processo.

Tal processo inclui formalizar o pedido de habilitação para teste molecular de covid-19 e então, gerente de supervisão visita o local para conhecer estrutura e condições de realização dos testes, bem como os kits.

É feito relatório e então envio de amostras cegas, que servem para como contraprova dos testes realizados no laboratório em fase de habilitação. “Isso é para verificar se o resultado bate com os nossos”, o que comprova que os exames são eficazes.

Todo esse processo leva em torno de uma semana e segundo Luiz, o IPC está agora na fase de contraprova. Caso passe, estará habilitado a fazer os testes. “Até agora, toda a avaliação está satisfatória”.

Os laboratórios interessados em serem habilitados pelo Lacen, podem entrar em contato pelo número (67) 3345-1302. Vale ressaltar, que apenas os testes moleculares podem ser validados pelo Lacen, já que é o exame realizado lá.

Nos siga no Google Notícias