ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Fiocruz vai produzir e distribuir vacina contra covid totalmente nacional

Produção do imunizante começou em julho de 2021 e fundação tem no momento o equivalente a 21 milhões de doses

Ana Paula Chuva | 07/01/2022 13:08
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos. (Foto: Bio-Manguinhos/Fiocruz)
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos. (Foto: Bio-Manguinhos/Fiocruz)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a inclusão da vacina contra covid-19 fabricada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) com o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo). O parecer favorável foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (7). Com isso, a instituição passa a ser a primeira no País capacitada para produzir e distribuir o imunizante totalmente nacional ao Ministério da Saúde.

O imunizante começou a ser produzido pela Fiocruz ainda em julho do ano passado, após assinatura do contrato para transferência de tecnologia com a parceira AstraZeneca e, até o momento, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) tem o equivalente a 21 milhões de doses em IFA nacional, em diferentes etapas de produção e controle de qualidade.

E, de acordo com a Fundação, a previsão é de que as primeiras doses do sejam envasadas ainda em janeiro deste ano e entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro, assim que forem concluídos os testes de controle de qualidade, que acontecem após o processamento final da vacina.

"Com essa aprovação hoje, conquistamos uma vacina totalmente produzida no País e, dessa forma, garantimos a autossuficiência do nosso Sistema Único de Saúde [SUS] para essa vacina, que vem salvando vidas e contribuindo para a superação dessa difícil fase histórica do Brasil e do mundo", destacou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Para a aprovação do registro, foi avaliada a equivalência do processo produtivo, comprovando que as vacinas possuem a mesma eficácia, segurança e qualidade das processadas com o ingrediente importado, seguido as mesmas etapas de processo produtivo e metodologias analíticas exigidas.

“O deferimento do registro da vacina Covid-19 100% nacional, com o IFA, produzido em Bio-Manguinhos, demonstra a nossa capacitação no estabelecimento de um processo produtivo de alta complexidade. Mais do que isso, representa o cumprimento do nosso papel como laboratório oficial do Ministério da Saúde, incorporando tecnologias essenciais para o Brasil e trazendo soluções para a saúde pública”, disse Mauricio Zuma, diretor do instituto.

Nos siga no Google Notícias