ACOMPANHE-NOS    
MAIO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Funai cria programa para proteger indígenas em situação de emergência

Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial

Por Alex Rodrigues, da Agência Brasil | 24/01/2022 17:39
Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

A Fundação Nacional do Índio (Funai) criou um novo programa de proteção às comunidades e aos territórios indígenas cujo objetivo é aprimorar as ações institucionais de enfrentamento a eventuais situações de urgência e emergência.Campo Grande News - Conteúdo de VerdadeCampo Grande News - Conteúdo de Verdade

Instituído por meio da Portaria nº 466, publicada no Diário Oficial da União de hoje (24), o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial (Proepet) leva em conta as diretrizes da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (Pngati), em vigor desde junho de 2012.

Segundo o texto da portaria, o objetivo do programa é responder às situações de calamidade; catástrofes e emergências ambientais ou em saúde pública em áreas ocupadas por povos indígenas, bem como a conflitos fundiários, territoriais e interétnicos. Servidores recrutados e treinados para compor o programa também atuarão em casos em que seja necessário implementar planos de contingência para contato com povos isolados.

Coordenado pela Diretoria de Proteção Territorial da fundação, o novo programa de operações especiais deverá se pautar pela proteção territorial e ambiental das terras ocupadas por povos indígenas e destes mesmos grupos.

As ações a serem desenvolvidas deverão buscar solucionar ou mitigar os impactos negativos por meio da adoção de soluções pacíficas em situações de conflitos. Também deverão garantir aos povos indígenas isolados o “exercício de sua liberdade e de suas atividades tradicionais, sem a obrigatoriedade de contatá-los”.

Nos siga no Google Notícias