ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Governo abre credenciamento de hospitais para cirurgias ortopédicas

O cadastramento surge para atender demanda que não teve adesão para atender os procedimentos

Lucia Morel | 07/12/2021 18:18
O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, lançaram na última quinta-feira (2), a nova etapa da Caravana da Saúde. (Foto: Paulo Francis)
O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, lançaram na última quinta-feira (2), a nova etapa da Caravana da Saúde. (Foto: Paulo Francis)

Entre os dias 3 e 7 de janeiro o Governo de Mato Grosso do Sul abre  o credenciamento de hospitais para a realização de procedimentos cirúrgicos em Ortopedia e Traumatologia. Isso a fim de reduzir as demandas reprimidas nos municípios do Estado através do projeto "Opera MS", dentro da Caravana da Saúde.

O credenciamento surge para atender a demanda que não teve adesão ou a adesão foi insuficiente para atender aos procedimentos cirúrgicos ortopédicos e incluem equipes de profissionais médicos (inclusive anestesistas), enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas e fisioterapeutas.

Os hospitais que optarem pelo credenciamento deverão disponibilizar todos os equipamentos, materiais de uso hospitalar, medicamentos e demais insumos que se fizerem necessários, observando as normas técnicas de cada procedimento cirúrgico a ser contratado.

Na lista estão inclusos os seguintes serviços: consulta pré-operatória com o médico que avaliará o paciente e seus exames complementares e demais atos preparatórios à cirurgia; consulta pós-operatória e demais procedimentos como curativo, retirada de pontos, avaliação clínica, agendamento de nova consulta até o encaminhamento para a contrarreferência.

Na relação, o Hospital terá que providenciar materiais e medicamentos necessários às eventuais coletas de peças cirúrgicas durante o ato operatório e realizar o respectivo exame.

Por fim, deverá realizar atendimento de urgência/emergência, se necessário, a todos os pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos e comunicar, de imediato, o médico responsável pelo paciente.

Caravana da Saúde - 34 municípios fizeram adesão aos Projetos ‘Opera MS’ e ‘Examina MS’ com a missão de reduzir a fila. O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, lançaram na última quinta-feira (2), a nova etapa da Caravana da Saúde.

Nessa nova fase, o Governo do Estado vai investir R$ 120 milhões nos projetos “Opera MS” e “Examina MS”, com meta de atender 70 mil procedimentos. Diferentemente da primeira edição, os pacientes serão atendidos em unidades hospitalares e clínicas médicas de todo o Estado.

O lançamento aconteceu no estacionamento da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). Os atendimentos começam já neste mês de dezembro e vão até outubro de 2022.

Nos siga no Google Notícias