ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Para desafogar fila, 820 procedimentos ginecológicos serão realizados em um ano

As ações ficaram praticamente paradas durante a pandemia e fazem parte da Caravana da Saúde

Lucia Morel | 03/12/2021 18:35
Paciente em exame na maternidade. (Foto: Prefeitura de Campo Grande)
Paciente em exame na maternidade. (Foto: Prefeitura de Campo Grande)

Parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e a Maternidade Cândido Mariano vai possibilitar a realização de 800 procedimentos entre cirurgias eletivas e exames ginecológicos e pediátricos nos próximos 12 meses. As ações ficaram praticamente paradas durante a pandemia e fazem parte da Caravana da Saúde.

O objetivo é reduzir a fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) e segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a ação “assegura que o paciente tenha acesso ao diagnóstico ou ao procedimento cirúrgico de forma mais célere, considerando ainda que os atendimentos eletivos foram diretamente impactados por conta da pandemia de Covid-19”.

Segundo o médico Daniel Gonçalves de Miranda, presidente da Maternidade Cândido Mariano, as histeroscopias ginecológicas já começaram a ser realizadas e a expectativa é ampliar os atendimentos nas próximas semanas.

“Optamos por iniciar estes procedimentos em específico, mas a nossa intenção é avançar o mais breve possível nas cirurgias para desafogar um pouco a fila e atender estes pacientes que estão há algum tempo aguardando”.

Ao todo, 820 procedimentos devem ser realizados, sendo 80 cirurgias pediátricas, 200 laqueaduras, 180 histerectomias, 60 histeroscopia e 300 procedimentos ginecológicos não invasivos, além dos atendimentos já pactuados em contrato com o hospital. O Município está destinando um aporte de R$ 940 mil ao hospital para a realização dos procedimentos.

Nos siga no Google Notícias