ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Caravana da Saúde começa em Fátima do Sul e realiza 110 cirurgias

O destaque é para a cirurgia de retina, procedimento inédito no interior de MS

Aline dos Santos | 04/12/2021 16:25
Hospital da SIAS, localizado em Fátima do Sul. (Foto: Ricardo Minella)
Hospital da SIAS, localizado em Fátima do Sul. (Foto: Ricardo Minella)

A Caravana da Saúde começou neste sábado (dia 4) em Fátima do Sul, a 239 km de Campo Grande, e já contabiliza 110 cirurgias. O projeto “Opera MS” é realizado no hospital da SIAS (Sociedade Integrada de Assistência Social).

Por meio de contrato com o governo do Estado, a unidade hospitalar está apta a realizar os seguintes procedimentos: cirurgia de vesícula por vídeo, hérnias, cirurgias de remoção de útero, cirurgias de varizes, urológicas e oftalmológicas.

O destaque é para a cirurgia de retina, procedimento inédito no interior de Mato Grosso do Sul, uma vez que era realizado apenas em Campo Grande.

“Graças ao governo do Estado, hoje a SIAS escreve mais um capítulo de sua história e torna-se o primeiro hospital do interior a realizar cirurgia de retina”, diz a diretora-administrativa da unidade, Rosa Conceição da Costa.

O compromisso da instituição é realizar, no período de vigência do contrato, 2.412 procedimentos. Sendo 201 cirurgias ao mês, contemplando todos os municípios do Estado, por meio do Sistema de Regulação Estadual.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, o objetivo é reduzir a fila de espera em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

“A pandemia obrigou os hospitais a suspenderem diversos tipos de cirurgias e exames e passarem a atender, quase que exclusivamente, os pacientes de Covid-19. No entanto, com o sucesso da vacinação em nosso Estado e a diminuição dos casos dessa doença, podemos retomar a Caravana da Saúde nessa nova formatação, para reconstruirmos a meta inicial, que é a regionalização da Saúde”, afirma o secretário.

Nos siga no Google Notícias