ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, QUINTA  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Caravana da Saúde começa em Fátima do Sul e realiza 110 cirurgias

O destaque é para a cirurgia de retina, procedimento inédito no interior de MS

Por Aline dos Santos | 04/12/2021 16:25
Hospital da SIAS, localizado em Fátima do Sul. (Foto: Ricardo Minella)
Hospital da SIAS, localizado em Fátima do Sul. (Foto: Ricardo Minella)

A Caravana da Saúde começou neste sábado (dia 4) em Fátima do Sul, a 239 km de Campo Grande, e já contabiliza 110 cirurgias. O projeto “Opera MS” é realizado no hospital da SIAS (Sociedade Integrada de Assistência Social).

Por meio de contrato com o governo do Estado, a unidade hospitalar está apta a realizar os seguintes procedimentos: cirurgia de vesícula por vídeo, hérnias, cirurgias de remoção de útero, cirurgias de varizes, urológicas e oftalmológicas.

O destaque é para a cirurgia de retina, procedimento inédito no interior de Mato Grosso do Sul, uma vez que era realizado apenas em Campo Grande.

“Graças ao governo do Estado, hoje a SIAS escreve mais um capítulo de sua história e torna-se o primeiro hospital do interior a realizar cirurgia de retina”, diz a diretora-administrativa da unidade, Rosa Conceição da Costa.

O compromisso da instituição é realizar, no período de vigência do contrato, 2.412 procedimentos. Sendo 201 cirurgias ao mês, contemplando todos os municípios do Estado, por meio do Sistema de Regulação Estadual.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, o objetivo é reduzir a fila de espera em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

“A pandemia obrigou os hospitais a suspenderem diversos tipos de cirurgias e exames e passarem a atender, quase que exclusivamente, os pacientes de Covid-19. No entanto, com o sucesso da vacinação em nosso Estado e a diminuição dos casos dessa doença, podemos retomar a Caravana da Saúde nessa nova formatação, para reconstruirmos a meta inicial, que é a regionalização da Saúde”, afirma o secretário.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário