ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governo de MS estuda adotar teste mais eficaz no diagnóstico da covid-19

O teste de antígeno para covid-19 é semelhante ao exame RT-PCR, mas é ainda mais eficaz e seguro

Adriano Fernandes e Marcos Rivany | 26/01/2021 22:28
Homem sendo subtimetido a teste RT-PCR na Capital. (Foto: Marcos Maluf)
Homem sendo subtimetido a teste RT-PCR na Capital. (Foto: Marcos Maluf)

O Governo do Estado não descarta a possibilidade de começar a adotar o teste de antígeno para covid-19, que tem uma tecnologia semelhante ao tipo RT-PCR, mais é ainda mais preciso.

O exame promete resultado mais eficaz, em cerca de 15 minutos, e já é utilizado em estados como Cuiabá, no Mato Grosso. Conforme a Ses (Secretaria Estadual de Saúde) o uso do teste de antígeno já "está em discussão com as áreas técnicas" da pasta.

Este tipo de teste é capaz de detectar a contaminação a partir do 3º dia de sintomas. Atualmente o teste mais indicado a quem está com sintomas de covid-19 há poucos dias, é o RT-PCR. A coleta de material para o teste de antígeno, inclusive, é feita da mesma forma que o RT-PCR, pelo nariz. A diferença é que o novo teste promete um resultado mais seguro.

Tal eficácia também pode reduzir o número de casos de pacientes que saem do local de testagem, com diagnóstico que aponta apenas suspeita para covid-19. O exame também se mostra mais eficaz se comparado a um teste rápido comum, por exemplo, que além de não ter grande efetividade antes de seis dias de sintomas, tem um índice considerável de falso negativo.

Nos siga no Google Notícias