ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Governo estuda decreto para obrigar uso de máscaras em MS

Secretário de Saúde disse que entregou ato para avaliação do governador Reinaldo Azambuja

Jones Mário | 06/04/2020 11:50
Mato Grosso do Sul pode adotar regra imposta no vizinho, Mato Grosso (Foto: Henrique Kawminami)
Mato Grosso do Sul pode adotar regra imposta no vizinho, Mato Grosso (Foto: Henrique Kawminami)

O secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, disse que entregou ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) cópia de decreto que pode tornar obrigatório o uso de máscaras de proteção facial em Mato Grosso do Sul. A informação foi passada durante transmissão ao vivo, na manhã desta segunda-feira (6).

“Levei uma cópia de um decreto para o governo estudar, entreguei nas mãos do governador, para o uso da máscara, Queremos normatizar o uso da máscara de pano aqui no Estado e vamos aguardar essa definição que haveremos de dar no dia de amanhã”, adiantou Resende.

A medida pode vir na esteira do que foi feito em Mato Grosso, onde, a partir do dia 13 de abril, o uso de máscaras será obrigatório em todo o estado.

O uso da proteção foi centro de debates no princípio da pandemia, quando a própria OMS (Organização Mundial de Saúde) recomendava apenas para profissionais da saúde ou pessoas que tem contato direto com infectado pelo novo coronavírus.

No fim da última semana, a entidade mudou posição e revelou que estuda estratégias de uso comunitário da máscara como forma de diminuir o contágio em massa.

Máscaras de pano, feitas em casa, também têm uso incentivado na Alemanha (95,3 mil casos e 1,4 mil mortes).

Em países do Leste Europeu, como República Tcheca (4,5 mil casos e 67 mortes) e Eslovênia (997 casos e 28 mortes), só entra nos supermercados quem estiver com a proteção.

Coronavírus - Segundo última atualização da SES, Mato Grosso do Sul soma 66 casos confirmados e 63 em investigação. Uma pessoa morreu em decorrência do vírus no Estado.

Nos siga no Google Notícias