ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Capital

No transporte, ônibus é regrado e motorista de app deve manter janelas abertas

Motoristas de aplicativo e táxis estão liberados, mas devem higienizar maçaneta a cada corrida

Silvia Frias | 06/04/2020 06:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O serviço de mototáxi continua proibido em Campo Grande, mas nesta segunda o número de ônibus nas ruas passa de 33 para 250, com 12 novas linhas ligando bairros diretamente ao Centro, entre 5h às 21h30. Também estão  permitidos táxis e motoristas de aplicativo, com algumas regras a serem seguidas.

No transporte coletivo, os veículos devem transitar com todas as janelas abertas, apenas com passageiros sentados e, nos terminais, a concessionária deve evitar a aglomeração no embarque e desembarque, mantendo distância de 1.5 metro entre cada um na fila. Quando todos os bancos estiverem ocupados no veículo, os motoristas não devem mais aceitar nenhum passageiro.

Fonte: Assetur
Fonte: Assetur

O decreto publicado na sexta-feira pela prefeitura de Campo Grande, diz que o serviço deverá atender prioritariamente os que trabalham nos serviços essenciais (segurança, saúde e limpeza), mas disponível também aos demais trabalhadores que tiveram autorização de retorno a partir de hoje e, em consequência, o público em geral.

Os ônibus deverão circular com todas as janelas abertas e somente com passageiros sentados. No embarque e desembarque nos terminais, a concessionária deve evitar a aglomeração. Os veículos deverão ser higienizados ao término da operação diária.

A prefeitura mantém a proibição do uso de passe de idoso e do estudante, conforme publicado em decreto do dia 19 de março.

Os vendedores autorizados a trabalhar nos terminais podem optar em manter o isolamento social, ficar em casa, e mesmo assim não serão penalizados por abandono de vaga. O que quiser voltar ao trabalho, precisa obedecer as regras sanitárias impostas aos que comercializam alimentos, como uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras e luvas, alem de fazer higienização de utensílios e produtos.

Para motoristas de aplicativo e de forma geral, a recomendação é andar de janelas abertas.
Para motoristas de aplicativo e de forma geral, a recomendação é andar de janelas abertas.

Aplicativos - Para os mototaxistas foi liberado o uso do alvará apenas para serviço de entrega de produtos. Já taxistas e motoristas de aplicativos podem fazer tanto o transporte de pessoas, quanto entrega de mercadorias.

Nesses casos, os veículos devem circular com todas as janelas abertas, com passageiro no banco de trás, de preferência à direita, mais longe do motorista. No decreto municipal não é estabelecido quantos passageiros devem ser transportados por vez.

Também é orientado higienizar as maçanetas do carro a cada corrida.

O texto com todas as normas foi publicado na última sexta-feira. Para conferir, clique aqui.


Nos siga no Google Notícias