ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo lança “vacinômetro” na próxima segunda-feira, mas sem nenhum nome

Promessa é de que plataforma on-line possibilite transparência sem exposição das pessoas imunizadas

Tainá Jara e Guilherme Correia | 27/01/2021 10:57
Doses da vacina encaminhadas para Mato Grosso do Sul (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Doses da vacina encaminhadas para Mato Grosso do Sul (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Plataforma on-line criada para acompanhar a aplicação da vacina contra a covid-19, o “vacinômetro” será lançado na próxima segunda-feira. Conforme o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a ferramenta permitirá dar transparência ao processo, porém sem expor os imunizados pelo nome.

“Esta nova ferramenta para verificar cidade quem está sendo vacinado na sua cidade. Logicamente, preservados os nomes das pessoas, mas vamos colocar claramente como está se comportando o processo de imunização em cada município do Estado, nas aldeias e em outros ambientes que estão listados dentro dos grupos prioritários”, explicou.

As informações serão repassadas pelas prefeituras todas às quintas-feiras. Os dados serão consolidados na sexta-feira e atualizados na segunda-feira, na plataforma.

As primeiras doses da vacina contra covid-19, encaminhadas na semana passada, resultaram na imunização de mais de 16 mil pessoas, em Mato Grosso do Sul, nos primeiros quatro dias de vacinação.

Até a ocasião, dados repassados por 69 dos 79 municípios do Estado, sem contar Campo Grande, indicavam que pelo menos 11 mil moradores foram vacinados. Na Capital, mais de 5 mil doses foram aplicadas. Deste então, o Estado recebeu quatro lotes de vacina.

O objetivo, segundo Resende, é disponibilizar essas informações sobre o processo de imunização para os “órgãos de controle”, como MPE, MPMS TCU, TCE e CGU. “A todos aqueles que de fato queiram de fato acompanhar o processo de enfretamento da covid em Mato Grosso do Sul, agora principalmente no processo de imunização”.

O sistema contará com informações como: doses distribuídas por município (quantidade e marca), público-alvo, metas e quantidade de vacinados.

Desde o início da pandemia no Estado, 158.340 foram contaminadas pelo coronavírus e 2.848 pessoas acabaram morrendo em decorrência da covid-19.

Nos siga no Google Notícias