ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Governo muda indicador para avaliar rastreio de casos suspeitos de covid

Programa "Prosseguir" vai avaliar o rastreio de casos suspeitos dos 79 municípios

Leonardo Rocha | 30/09/2020 11:39
Teste rápido de covid-19, feito com amostra de sangue, em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Teste rápido de covid-19, feito com amostra de sangue, em Campo Grande (Foto: Arquivo)

O governo estadual também vai avaliar a capacidade dos municípios de fazer o rastreio de casos suspeito de covid-19. Antes esta análise dentro do programa “Prosseguir” era apenas aos pacientes confirmados com a doença.

A mudança em um dos indicadores do programa foi publicado hoje (30), no Diário Oficial do Estado. A intenção é que este indicador possa mensurar o percentual de casos confirmados e suspeitos da doença, que tiveram efetivamente contato com pessoas infectadas, em ação feita pela vigilância e atenção primária de cada município.

Desta forma as cidades precisam fazer o rastreio dos casos positivos e suspeitos. O indicador de avaliação do governo dará 15 pontos para os municípios que fizerem 100% deste rastreamento, sendo que a cada 1% (rastreio) soma-se 0,15 pontos. Esta coleta de informações será feita pelo município por meio do sistema “Rastrear”.

Novo programa – O governo lançou ontem (29) o programa “Rastrear”, que pretende facilitar o monitoramento das pessoas contaminadas pelo coronavírus, assim como de quem ela teve contato. O sistema pretende reduzir a taxa de contágio da doença, que mede a transmissão de pessoa para pessoa.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) pretende com esta medida (monitoramento) reduzir em poucas semanas, os números de casos confirmados da doença, assim como internados e mortes no Estado.

“A ferramenta nos dá elementos pra aferir de fato se foi feito rastreamento adequado dos casos positivos. Se isso for bem feito, nos próximos dias e semanas teremos um declínio da doença no nosso Estado”, descreveu o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Nos siga no Google Notícias