ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Governo precisa atualizar 76% da frota de carros novos para ser "flex"

Dos 5.480 veículos oficiais, 40% têm menos de 10 anos de fabricação

Por Fernanda Palheta | 22/03/2024 18:49
Entrega de viaturas para a reforçar a frota da PM (Polícia Militar) há alguns anos (Foto: Paulo Francis)
Entrega de viaturas para a reforçar a frota da PM (Polícia Militar) há alguns anos (Foto: Paulo Francis)

Para modernizar a frota de veículos e substituir o uso de combustíveis fósseis por biocombustíveis, o Governo de Mato Grosso do Sul precisa atualizar 76% dos carros oficiais. Isso significa renovar uma frota em que a maioria dos veículos é nova.

De acordo com dados da própria administração estadual, 40% dos 5.480 veículos oficiais têm menos de 10 anos de fabricação, sendo 29% fabricados entre 2022 e 2021, e 11,15% com ano de fabricação de 2016.

A mudança é uma das estratégias da atual gestão para atingir a meta de tornar Mato Grosso do Sul um estado “carbono zero” até 2030. Hoje, apenas 1.336 veículos estaduais são “flex” e podem ser abastecidos com etanol, um combustível mais limpo e sustentável.

Grupo de trabalho - O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Ricardo Senna, destacou que a proposta de modernização da frota vem sendo discutida em um grupo interno que trabalha no projeto de transição energética e que é fundamental começar a mudança.

“O fato é que a gente precisa começar a estimular, sair do combustível fóssil, do diesel, para combustíveis renováveis. O etanol sempre foi um biocombustível e é onde a gente tem um diferencial competitivo no Estado, são cerca de 21 usinas de bioenergia, então a gente precisa aproveitar esse potencial", apontou Senna.

Além dos veículos flex, os carros elétricos ou híbridos foram opções apontadas pelo secretário para modernizar a frota estadual.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias