ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  15    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Helicóptero de MS resgata mulheres e animal em casa submersa no RS

No dia 3 de maio, o Governo de MS enviou a aeronave para ajudar no resgate das vítimas das enchentes

Por Izabela Cavalcanti | 09/05/2024 09:12

Policiais de Mato Grosso do Sul resgataram, de helicóptero, duas mulheres e um cachorro que estavam em cima do telhado de uma das casas submersas no Rio Grande do Sul. O socorro aconteceu na manhã desta quinta-feira (9), no município de Eldorado do Sul.

Primeiro, um dos policiais desce com uma corda do helicóptero e amarra na mulher que estava com o cachorro no colo. Depois, a corda volta para resgatar a segunda pessoa.

No dia 3 de maio, o Governo do Estado enviou o helicóptero esquilo, prefixo PT-FRN, da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), para salvar vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

A aeronave de multimissão é equipada com um guincho elétrico para o resgate de pessoas em áreas isoladas e de difícil acesso. A tripulação é composta de cinco militares especialistas em busca e salvamento.

O equipamento é capaz de içar até duas pessoas, suportando um peso de 204 quilos, e também possui um imageador térmico, que é um infravermelho com luz visível.

Além disso, nove bombeiros militares de Mato Grosso do Sul também estão na força-tarefa. Neste caso, eles foram para São Leopoldo. Foram divididos três militares em cada barco. A previsão é de que eles fiquem por dez dias no estado Gaúcho.

Conforme a última atualização, no dia 6 de maio, as equipes de MS já haviam resgatado mais de 900 pessoas e aproximadamente 200 animais no Rio Grande do Sul.

Situação – Rio Grande do Sul já decretou situação de calamidade pública devido às inundações pela chuva, que começou no último sábado (27) e já ultrapassou o esperado para o ano inteiro. O número de municípios afetados subiu para 425.

Conforme dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgados na manhã de hoje, foram registrados 107 óbitos; 136 desaparecidos; 374 feridos. Além disso, 67.542 pessoas estão em abrigos; 164.583 desalojados; e 1.476.170 pessoas afetadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias