ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Histórico palco de guerra, Porto Murtinho comemora 110 anos de emancipação

A cidade é conhecida por ter sido palco da Guerra do Paraguai e a Revolução de 1932

Idaicy Solano | 13/06/2022 06:25
Cidade às margens do Rio Paraguai. (Foto: Edemir Rodrigues)
Cidade às margens do Rio Paraguai. (Foto: Edemir Rodrigues)

Distante 431 quilômetros da Capital, Porto Murtinho comemora seus 110 anos de emancipação política. Com uma população estimada de 17.460 pessoas, a cidade é conhecida por ter sido palco da Guerra do Paraguai e a Revolução de 1932.

A história do município teve início em 1982, quando o engenheiro Antônio Corrêa da Costa construiu um porto rústico de madeira na Fazenda Três Barras para exportar erva-mate às margens do Rio Paraguai. O local atraía a atenção de comerciantes e empresários da região por ser considerado estratégico comercialmente.

Outro marco da cidade é o Festival do Touro Candil, onde os touros Bandido e Encantado disputam quem é o verdadeiro descendente de Candil. A festa nasceu da adaptação de uma lenda paraguaia.

Com a Rota Bioceânica a todo vapor, a cidade deve ganhar dois novos portos no município, com investimentos que superam R$ 400 milhões. O projeto mais adiantado é da Docas Fluvial de Murtinho, que já está autorizado na Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). O outro que está sendo viabilizado é o de Porto Saladero.

Uma das principais obras da Rota Bioceânica é a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, que vai ligar as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta. O início das obras foi lançada no dia 13 de dezembro. A estrutura tem previsão de ficar pronta em 3 anos.

A ponte será construída no km 1.000 da Hidrovia do Paraguai, por um consórcio binacional, e custeada pela margem paraguaia da Itaipu Binacional, com investimento de 102,6 milhões de dólares (aproximadamente R$ 575,5 milhões). A travessia terá extensão total de 1.294 metros (incluindo os viadutos de acesso) e largura de 20,10 metros. A parte estaiada centrada no leito terá 625,37 metros, com vão central de 350 metros.

As festividades para comemorar os 110 anos do município começaram dia 4 de junho, com shows, rodeios e desfile. Hoje (13), a comemoração começa às 7h, com com culto ecumênico no Paço Municipal e desfile cívico-militar às 8h, na Rua Pedro Celestino. A festividade se encerra com o rodeio e o show da dupla sertaneja João Lucas e Valter Filho, às 20h.

Nos siga no Google Notícias