ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Motor de crescimento, Rota Bioceânica fica pronta em 3 anos para ligar MS e Ásia

Municípios sul-mato-grossenses já colhem resultados dos investimentos para interligar países

Aline dos Santos e Adriel Mattos | 26/05/2022 09:08
Seminário na Assembleia Legislativa discute integração das cidades da Rota Bioceânica. (Foto: Marcos Maluf)
Seminário na Assembleia Legislativa discute integração das cidades da Rota Bioceânica. (Foto: Marcos Maluf)

A Rota Bioceânica, que encurta em 17 dias a viagem de mercadorias entre Mato Grosso do Sul e a Ásia, tem previsão de ficar pronta em até três anos, mas municípios sul-mato-grossenses já colhem resultados dos investimentos. A partir desta quinta-feira (dia 26), a Assembleia Legislativa sedia o “1º Fórum Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico”.

De acordo com o ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson, a expectativa é de que as obras sejam concluídas em até três anos.

“O momento é importante para o Estado, que está acolhendo governadores e empresários estrangeiros. Valorizando os parceiros paraguaios, chilenos e argentinos. A rota significa novo motor de crescimento para o Estado, trazendo mais empregos, investimentos nacionais e internacionais. Além da logística que vai trazer portos secos e armazéns”, diz o ministro.

"A rota significa novo motor de crescimento para o Estado", diz João Carlos Parkinson. (Foto: Marcos Maluf)
"A rota significa novo motor de crescimento para o Estado", diz João Carlos Parkinson. (Foto: Marcos Maluf)

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), afirma que o projeto de integração já movimenta a economia do município, que faz fronteira com o Paraguai. No mês de dezembro, foi lançada a pedra fundamental da ponte que vai ligar Mato Grosso do Sul e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta. Atualmente, a travessia do Rio Paraguai é com embarcações.

“Porto Murtinho foi muito agraciada e está se estruturando com apoio da bancada federal e do governo estadual. Será um desenvolvimento brutal com os grandes investimentos que vão chegar”, afirma Cintra.

Ainda de acordo com o prefeito, a estimativa é de que mil trabalhadores sejam empregados na construção da ponte. Cintra destaca que o efeito positivo se irradia por cidades vizinhas, como Jardim, Bonito, Bela Vista e Nioaque.

"Será um desenvolvimento brutal", afirma o prefeito Nelson Cintra. (Foto: Marcos Maluf)
"Será um desenvolvimento brutal", afirma o prefeito Nelson Cintra. (Foto: Marcos Maluf)

“A rota é importante para a região sudoeste do Estado. Bela Vista fica a 180 km de Porto Murtinho e vive o crescimento. Toda a economia do Estado será beneficiada. O comércio vai aumentar as vendas e o agronegócio vai aumentar a sua força”, afirma o prefeito de Bela Vista, Reinaldo Piti (PSDB).

O seminário sobre a Rota Bioceânica acontece até amanhã em Campo Grande. O evento debate efeitos do projeto em vários campos, como Economia e Direito.

O corredor rodoviário incluirá diretamente oito municípios (Porto Murtinho, Jardim, Caracol, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Sidrolândia e Campo Grande) e interferirá nas atividades de outros 15 (Nova Alvorada, Terenos, Jaraguari, Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo, Aquidauana, Anastácio, Dois irmãos do Buriti, Bonito, Ponta Porã, Dourados, Rio Brilhante, Maracaju, Itaporã e Antônio João).

A Rota Bioceânica passa pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Dos portos chilenos, as exportações vão partir em direção à China, principal parceiro econômico de Mato Grosso do Sul.

"O comércio vai aumentar as vendas e o agronegócio vai aumentar a sua força", diz Reinaldo Piti. (Foto: Marcos Maluf)
"O comércio vai aumentar as vendas e o agronegócio vai aumentar a sua força", diz Reinaldo Piti. (Foto: Marcos Maluf)

A programação  do “1º Fórum Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico” será transmitida por meio do canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, YouTube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS) e termina às 20h da sexta-feira.

Nos siga no Google Notícias