ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Hospitais privados concentram internações de pacientes com coronavírus em MS

Há 60 casos de Covid-19 e desse total, 13 pessoas estão internadas, apenas 1 em hospital público

Izabela Sanchez | 03/04/2020 12:33
Novo Hospital da Unimed foi inaugurado em 2017 (Foto: Unimed/Divulgação)
Novo Hospital da Unimed foi inaugurado em 2017 (Foto: Unimed/Divulgação)

A curva do contágio de coronavírus e infecção de Covid-19 em Mato Grosso do Sul atingiu 60 casos nesta sexta-feira (3), segundo último boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). Desse total, 13 pessoas estão internadas em hospitais e a maioria, em hospitais particulares.

Só no hospital da Unimed em Campo Grande, há 6 pessoas internadas e 4 delas já estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com uso de ventilação mecânica. Há, ainda, 3 casos que permanecem em investigação dentro do hospital. Os outros dois pacientes com quadro clínico de Covid-19 estão estabilizados e em tratamento clínico.

Chama a atenção, também, a idade dos pacientes internados com a infecção na Unimed. Conforme a assessoria de imprensa do hospital, entre os 6 casos há desde paciente com 34 anos até 74.

Desde o início, o contágio tem atingido classes mais abastadas e há pacientes que deixaram outros hospitais de Campo Grande, a exemplo do Procon, e foram levados para São Paulo. Conforme mostrou o Campo Grande News, só com a transferência por UTI Aérea o valor pago é de até R$ 37 mil.

No interior – Entre os casos de pessoas internadas em hospitais privados há, ainda, dois pacientes no interior de Mato Grosso do Sul, um em Três Lagoas e o outra em Dourados. Os dois estão em hospitais da Cassems.

Em Três Lagoas, conforme a assessoria de imprensa da Cassems, está internado homem de 53 anos, cardiopata, hipertenso e com histórico de cirurgia cardíaca. Ainda assim, conforme o hospital, o quadro já dá indícios de alta hospitalar.

No hospital da Cassems em Dourados está internada a enfermeira de 30 anos que contraiu o coronavírus após manter contato com a merendeira de 64 anos que faleceu em decorrência da infecção, único óbito registrado até agora em Mato Grosso do Sul. A Cassems afirma que, conforme último boletim médico do hospital, a enfermeira está com quadro clínico estável.

Segundo o secretário estadual de saúde Geraldo Resende, em Dourados é onde está internado o único paciente no sistema público de saúde. O homem de 35 anos foi diagnosticado com coronavírus nesta quinta-feira (02) e em seguida transferido da UPA (Unidade de Pronto Atendimento Comunitário) para o Hospital Universidade da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Capacidade de internação - De acordo com a SES, há hoje 515 leitos de UTI, somando as redes pública e particular. A secretaria anunciou ampliação de 138 novos leitos de UTI, 81 em Campo Grande e os 57 restantes em municípios do interior. A rede de atendimento também terá reforço de 281 leitos clínicos (239 na Capital e 42 em outras regiões do Estado) e de 48 leitos semi-intensivos no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian, em Campo Grande.

Conforme levantou o Campo Grande News, não há nenhum paciente com diagnóstico confirmado da doença no HR, apenas casos suspeitos. O HU de Campo Grande sequer recebeu pacientes com suspeita de coronavírus, conforme a assessoria de imprensa, porque os casos estão sendo regulados para o Hospital Regional.

Maior hospital de Mato Grosso do Sul, a Santa Casa também não recebe pacientes com suspeitas de infecção do novo vírus porque não foi selecionada pela SES como hospital referência para o tratamento da doença.

De acordo com comunicado da assessoria de imprensa a Associação Beneficente que mantém o hospital, a Santa Casa tem atuado apenas como hospital de apoio, recebendo pacientes do HR que estavam tratando outras doenças.

“Os testes para o SARS-Cov-2 em pacientes internados, que apresentavam sintomas respiratórios, tiveram resultados negativos, conforme estamos divulgando diariamente em nossos boletins epidemiológicos”, informa nota da Santa Casa.

Nos siga no Google Notícias