ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Hospital da UFMS faz mutirão com mais de 260 cirurgias e exames neste sábado

Ação integra o “Dia E – Ebserh em Ação” e atende pacientes que aguardam há mais de um ano por procedimentos

Por José Cruz | 12/12/2025 09:00
Hospital da UFMS faz mutirão com mais de 260 cirurgias e exames neste sábado
A ação acontece de forma simultânea nos 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh. (Foto arquivo)

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), em Campo Grande, realiza neste sábado (13) um grande mutirão de atendimentos pelo programa “Dia E – Ebserh em Ação”, iniciativa do Ministério da Saúde voltada à redução das filas por consultas, exames e cirurgias especializadas no SUS. Somente na Capital, estão previstos mais de 260 procedimentos ao longo do dia.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), em Campo Grande, realiza neste sábado um mutirão com mais de 260 procedimentos médicos pelo programa "Dia E – Ebserh em Ação". A iniciativa do Ministério da Saúde visa reduzir as filas de espera no SUS.A ação inclui 226 exames, entre espirometrias, tomografias e ultrassons, além de 27 cirurgias. O mutirão acontece simultaneamente em 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh em todo o Brasil, totalizando mais de 52 mil procedimentos realizados ao longo do ano.

A mobilização faz parte da última edição de 2025 do programa, considerado o maior mutirão de saúde pública do país. Em todo o Brasil, a ação acontece de forma simultânea nos 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, com um total superior a 52 mil procedimentos realizados ao longo do ano, entre cirurgias, consultas e exames.

No Humap-UFMS, estão 226 exames agendados, incluindo 60 espirometrias, 60 tomografias, 60 ultrassons, 16 procedimentos de radiointervenção e 30 ecocardiogramas. Além disso, o hospital vai realizar 27 cirurgias, sendo sete hemorroidectomias, dez hernioplastias e dez laqueaduras tubárias.

Para muitos pacientes, o mutirão representa o fim de uma longa espera. A auxiliar de produção Kelle Katiane Silva Peres, de 47 anos, está entre as beneficiadas e passará por uma cirurgia de hérnia umbilical aguardada há mais de um ano. “Sinto muitas dores, dói muito para sentar, para me abaixar. Por isso sou muito grata a esse mutirão e a Deus”, relatou.

Segundo a Ebserh, o objetivo do Dia E é ampliar o acesso da população ao atendimento especializado e desafogar as filas represadas no SUS, especialmente em áreas com maior demanda. No caso de Mato Grosso do Sul, a ação reforça o papel estratégico do Humap como hospital de referência no atendimento de média e alta complexidade.

SERVIÇO
📍 O que: Mutirão “Dia E – Ebserh em Ação”
🏥 Onde: Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), Campo Grande
📅 Quando: Sábado, 13 de dezembro
🩺 Atendimentos: Cirurgias e exames previamente agendados pelo SUS