ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

IBGE vai ligar em 4,6 mil domicílios para saber efeitos do coronavírus em MS

Entrevistas terão dez minutos de duração e os moradores poderão confirmar a identificada dos agentes de coleta

Gabriel Neris | 04/05/2020 17:39
IBGE vai ligar em 4,6 mil domicílios para saber efeitos do coronavírus em MS
Entrevistador do IBGE coleta dados por telefone (Foto: Divulgação)

Começou nesta segunda-feira (4) a coleta, por telefone, de dados da PNAD Covid (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), parceria com o Ministério da Saúde e uma versão especial da PNAD Contínua. Serão 60 agentes de pesquisa em Mato Grosso do Sul ligando para 4.606 domicílios de 67 municípios.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as entrevistas terão dez minutos de duração e os moradores poderão confirmar a identificada dos agentes de coleta consultado o RG e CPF do entrevistador através do site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 13h (horário local).

A pesquisa revelará a quantidade de pessoas que tiveram os sintomas da covid-19, como febre, tosse e dificuldade de respirar para identificar qual parcela da população procurou atendimento e quais estabelecimentos de saúde. Em casos de internação, o IBGE quer saber se o paciente foi sedado, intubado ou colocado em respiração artificial com ventilador.

Nos casos que não houve deslocamento até unidade de saúde, o questionamento será sobre a visita de profissional de saúde em casa ou se tomou remédio sem orientação médica.

A PNAD Covid também apresentará as mudanças no mercado de trabalho durante à pandemia, abordando questões sobre o home office, motivos que impediram a busca por emprego e os rendimentos obtidos pelas famílias.

Os primeiros resultados coletados serão divulgados ainda em maio. “Nosso cronograma de coleta vai depender da extensão da pandemia, mas planejamos divulgar semanalmente, às sextas-feiras”, explica Maria Lucia Vieira, coordenadora de Trabalho e Rendimento do instituto.

Nos siga no Google Notícias