IBGE vai ligar em 4,6 mil domicílios para saber efeitos do coronavírus em MS
Entrevistas terão dez minutos de duração e os moradores poderão confirmar a identificada dos agentes de coleta
Começou nesta segunda-feira (4) a coleta, por telefone, de dados da PNAD Covid (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), parceria com o Ministério da Saúde e uma versão especial da PNAD Contínua. Serão 60 agentes de pesquisa em Mato Grosso do Sul ligando para 4.606 domicílios de 67 municípios.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as entrevistas terão dez minutos de duração e os moradores poderão confirmar a identificada dos agentes de coleta consultado o RG e CPF do entrevistador através do site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 13h (horário local).
A pesquisa revelará a quantidade de pessoas que tiveram os sintomas da covid-19, como febre, tosse e dificuldade de respirar para identificar qual parcela da população procurou atendimento e quais estabelecimentos de saúde. Em casos de internação, o IBGE quer saber se o paciente foi sedado, intubado ou colocado em respiração artificial com ventilador.
Nos casos que não houve deslocamento até unidade de saúde, o questionamento será sobre a visita de profissional de saúde em casa ou se tomou remédio sem orientação médica.
A PNAD Covid também apresentará as mudanças no mercado de trabalho durante à pandemia, abordando questões sobre o home office, motivos que impediram a busca por emprego e os rendimentos obtidos pelas famílias.
Os primeiros resultados coletados serão divulgados ainda em maio. “Nosso cronograma de coleta vai depender da extensão da pandemia, mas planejamos divulgar semanalmente, às sextas-feiras”, explica Maria Lucia Vieira, coordenadora de Trabalho e Rendimento do instituto.