ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Ilumina Pantanal é eleito projeto do ano em premiação na Inglaterra

Iniciativa saiu vitoriosa na categoria "Projeto Internacional Solar e/ou Armazenamento do Ano"

Adriano Fernandes | 24/11/2021 19:47
Estrutura com placa que produz energia a partir da luz solar. (Foto: Semagro) 
Estrutura com placa que produz energia a partir da luz solar. (Foto: Semagro)

O projeto Ilumina Pantanal foi eleito o grande vencedor do Solar & Storage Live Awards 2021, em Birmingham, na Inglaterra. A iniciativa, que já levou energia elétrica para centenas de moradias nas regiões mais afastadas do Pantanal sul-mato-grossense, saiu vitoriosa na categoria “International Solar and/or Storage Project of the Year”, que em português, significa "Projeto Internacional Solar e/ou Armazenamento do Ano".

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24), mesmo dia em que a Energisa entregou o sistema de placas solares para geração de energia à milésima família moradora no Pantanal. O projeto é desenvolvido e realizado por meio de parceria entre a concessionária, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Até o mês de abril de 2022, o Projeto Ilumina Pantanal vai levar energia elétrica por meio de placas solares para 2.090 famílias moradoras na região pantaneira nos municípios de Corumbá, Ladário, Aquidauana, Porto Murtinho, Coxim, Miranda e Rio Verde.

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricutura Familiar), comemorou o resultado e lembrou que a concepção do Ilumina Pantanal nasceu ainda no ano de 2015, em discussão do Governo do Estado com a Energisa, sobre a universalização do acesso à energia elétrica no Pantanal.

"O projeto evoluiu em sua base tecnológica e buscamos os recursos necessários junto ao governo federal. Hoje, ele está inserido no conceito do programa Estado Carbono Neutro, que apresentamos na COP 26, pois traz uma fonte de energia limpa e renovável que já está proporcionando um salto na qualidade de vida da população de toda a região pantaneira”, comentou.

Troféu recebido pelo Projeto Ilumina Pantanal. (Foto: Divulgação)
Troféu recebido pelo Projeto Ilumina Pantanal. (Foto: Divulgação)

Antônio Matos, gerente de planejamento da Energisa MS, foi quem teve a honra de receber o prêmio na Inglaterra. Matos conta que o projeto começou a ser desenvolvido através de um amplo levantamento social, econômico e ambiental da região pantaneira, estudando várias alternativas de eletrificação e buscando as mais modernas tecnologias mundiais de baterias e equipamentos, para avaliar a que melhor se adequa ao bioma.

"Essa premiação reforça que acertamos. Hoje, vemos o resultado de um trabalho que além de inovar, vem transformando a realidade de muitas famílias. Fico muito feliz de receber na Inglaterra em nome do Grupo Energisa esse troféu. A hora que anunciaram o nome da empresa, o coração bateu mais forte. Esse prêmio é nosso”, comemorou.

Ainda neste mês de novembro, o Ilumina Pantanal foi apresentado no Brazilian Industry Day, evento realizado pela CNI (Confederação Nacional Indústria) na 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia.

Nos siga no Google Notícias