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Cidades

Instalação de vigas marca avanço na construção de viaduto da Bioceânica

Superestrutura da obra começa a ganhar forma sobre o Rio Amonguijá, afluente do Rio Paraguai

Por Gustavo Bonotto | 23/10/2025 23:54
Instalação de vigas marca avanço na construção de viaduto da Bioceânica
Vigas sobre o Rio Amonguijá. (Foto: Toninho Ruiz)

As obras da Rota Bioceânica avançaram nesta quinta-feira (23) com a instalação das primeiras vigas de concreto sobre os pilares do viaduto sobre o Rio Amonguijá, afluente do Rio Paraguai, no lado sul-mato-grossense. A etapa inicia a construção da superestrutura, após a conclusão da fundação, e faz parte da ponte internacional entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, cidades situadas a 439 quilômetros de Campo Grande.

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A construção do viaduto sobre o Rio Amonguijá, parte da Rota Bioceânica, avançou com a instalação das primeiras vigas de concreto. A obra, localizada a 439 quilômetros de Campo Grande, integra a ponte internacional entre Porto Murtinho (Brasil) e Carmelo Peralta (Paraguai), com investimento de R$ 472 milhões do Governo Federal. O projeto também progride nos países vizinhos. No Paraguai, a pavimentação da Py-15 recebe investimento de US$ 354 milhões, com previsão de 80% de conclusão até 2026. Na Argentina, US$ 100 milhões serão destinados às melhorias nas rodovias entre Misión La Paz e Tartagal.

A fase seguinte prevê a colocação das demais vigas e a finalização do tabuleiro. Na sequência, serão executados os serviços de concretagem da laje, pavimentação e instalação dos dispositivos de segurança, como barreiras e sinalização.

Segundo o engenheiro responsável, Ozinei Júnior, a finalização dos pilares e a instalação das vigas pré-moldadas representam um ganho significativo no cronograma. “Cada viga colocada é um passo sólido em direção à conclusão desta obra. A partir de agora, o avanço será mais visível para a população”, destacou.

Os trabalhos de terraplanagem foram suspensos temporariamente, já que a etapa foi concluída. As equipes concentram-se na montagem de pilares com travessas verticais e horizontais. A retomada da terraplanagem está prevista para janeiro de 2026.

O Consórcio PDC Fronteira, formado por Caiapó Construtora Ltda., DP Barros Pavimentação e Construção Ltda. e Paulitec Construções Ltda., executa a obra. O investimento é de R$ 472 milhões, financiados pelo governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) supervisiona os trabalhos. A próxima fase prevê a colocação das demais vigas, concretagem da laje, pavimentação e instalação de barreiras e sinalização.

Em obras - No Paraguai, a pavimentação asfáltica da PY-15, chamada Picada 500, avança ao longo dos 220 km de extensão com homens e máquinas em ritmo contínuo. O governo paraguaio investe US$ 354 milhões via FONPLATA (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), com previsão de 80% de conclusão até o final de 2026.

Na Argentina, a rota entre Misión La Paz e Tartagal terá investimento de US$ 100 milhões para melhorar as rodovias Ruta Provincial 54 e Ruta Nacional 34. O sistema TIR (Transporte Internacional Rodoviário) será adotado para agilizar o transporte de cargas entre países, permitindo que veículos e contêineres lacrados circulem com inspeções mínimas nas fronteiras.