ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Juiz nega transferir investigação da Lama Asfáltica para a Polícia Civil

Conforme a defesa de André Luiz Cance, a PF estaria conduzindo investigação que não é de sua atribuição

Aline dos Santos | 09/12/2019 09:16
Polícia Federal segue com inquérito sobre suspeita de pagamento de propina e lavagem de dinheiro. (Foto: Arquivo)
Polícia Federal segue com inquérito sobre suspeita de pagamento de propina e lavagem de dinheiro. (Foto: Arquivo)

A Justiça Federal barrou a transferência de investigação da Lama Asfáltica sobre corrupção passiva e lavagem de dinheiro da PF (Polícia Federal) para a Polícia Civil. O trancamento da investigação ou envio para a polícia de âmbito estadual foi pedido pela defesa de André Luiz Cance.

Ex-secretário adjunto da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), ele é apontado como gerenciador do esquema de cobrança e recebimento de propina liderado pelo ex-governador André Puccinelli (MDB).

O inquérito da PF foi instaurado a partir de apreensão do celular da esposa de Cance, onde foram verificados indícios de pagamentos de propinas pela empresa Ice Cartões, contratada pelo Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) para emissão de carteiras de habilitação.

Conforme a defesa, a PF estaria conduzindo investigação que não é de sua atribuição e que os delitos não teriam relação com crimes federais, sendo competência da Polícia Civil de MS.

“Sustentam, também, que as infrações apuradas em detrimento a bens e serviços de autarquia estadual – no caso, o Detran/MS – tornaria ilegítima a atuação da Polícia Federal. Afirma, também, que inexistiria qualquer conexão probatória com fatos investigados na Operação Lama Asfáltica, e que a atuação da polícia vinculada à União, neste caso, consistiria abuso de poder”.

No pedido de habeas corpus, a Polícia Federal aponta que não há irregularidade na apreensão de aparelho telefônico de familiares de André Cance, que o mandado de busca e apreensão estava vinculado ao seu endereço (onde estavam os equipamentos) e que a esposa de Cance já era investigada.

Segundo o MPF (Ministério Público Federal), o fato de o inquérito ser conduzido pela Polícia Federal, ainda que em eventual incompetência da Justiça Federal, não causaria qualquer prejuízo à defesa, tampouco qualquer nulidade ao procedimento investigativo.

Também foi destacado que elementos investigativos indicariam os valores relativos à propina de empresa Ice Cartões teriam sido destinados ao exterior, com possível delito de evasão de divisas, crime de competência genuinamente federal.

A investigação da Lama Asfáltica alertou que o casal formalizou separação em 2012, mas que o divórcio poderia ser fictício. “Foram encontrados indícios de que o casal continua a conviver como marido e mulher, na mesma residência, e que a ‘separação/divórcio foi ato realizado para dissimulação de origem/destino de patrimônio, com os bens de origem suspeita”.

Na decisão, o juiz da 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, Bruno Cezar da Cunha Teixeira, “há indícios robustos de conexão probatória com a prática do crime de evasão de divisas, já que existe a possibilidade da verba indevidamente recebida por André Cance pela prática, em tese, do delito de peculato ser posteriormente remetida para o exterior, com eventual cometimento de evasão de divisas e lavagem de dinheiro”.

Desta forma, a atribuição da Polícia Federal na investigação está justificada. A operação Lama Asfáltica contabiliza seis fases desde 2015 e apura prejuízos de R$ 432 milhões. A ação é liderada por força-tarefa composta pela PF, CGU (Controladoria-Geral da União) e Receita Federal. Neste ano, a operação não teve nenhuma fase.

Nos siga no Google Notícias