ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Justiça obriga retorno de demitidos por envolvimento na Lama Asfáltica

Beto Mariano e Fausto Carneiro haviam sido demitidos em agosto por irregularidades na MS-430 e recorreram à Justiça

Silvia Frias | 11/11/2019 10:09
Beto Mariano, em maio deste ano, após ser liberado por decisão do TRF3 (Foto/Arquivo: Paulo Francis)
Beto Mariano, em maio deste ano, após ser liberado por decisão do TRF3 (Foto/Arquivo: Paulo Francis)

Por decisão judicial, os fiscais de obras da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) Wilson Roberto Mariano de Oliveira e Fausto Carneiro da Costa Filho foram reconduzidos ao cargo. Os dois haviam sido demitidos em agosto, por irregularidades na pavimentação da MS-430, apurada na Operação Lama Asfáltica.

As demissões haviam sido executadas “a bem do serviço público”, baseadas na Lei Estadual nº 1.102/90 do Estatuto dos Funcionários Públicos.

Fausto Carneiro foi denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal) por integrar os núcleos “Proteco” e “Agesul” da organização criminosa formada por entes públicos e empresários, criada para desviar recursos de obras.

Wilson Roberto Mariano, conhecido como Beto Mariano, foi acusado de integrar esquema de laranjas para encobrir os desvios públicos. Ele chegou a ser preso em 2015 e liberado em maio deste ano.

No decreto publicado hoje no Diário Oficial do Estado, assinado pelo governador Reinaldo Azambuja, a demissão foi suspensa em cumprimento à liminar concedida em mandados de segurança.

O advogado José Valeriano Fontoura, que representou os dois, entrou com recurso no TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Os argumentos foram semelhantes: a conclusão do procedimento administrativo ultrapassou os 120 dias regulares, houve cerceamento de defesa e a produção de prova pericial não foi levada em conta na análise da comissão.

O primeiro a ter recurso deferida foi Beto Mariano, em decisão do dia 5 de setembro, do desembargador Sideni Soncini Pimentel; no 10 de setembro, deferimento concedido pelo desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, para o retorno ao cargo de Fausto Carneiro.

Os desembargadores determinaram a reitegração até o julgamento final do recurso que pede a nulidade da demissão.

Denúncia - No esquema, o MPF havias sido identificado desvio relacionado às obras da MS-430, em quatro contratos para pavimentação, orçados em R$ 73 milhões, com a Proteco, empresa de João Alberto Krampe Amorin dos Santos. A obra foi iniciada em 2012 em trecho de 54 quilômetros entre São Gabriel do Oeste e Rochedo. O superfaturamento apontado seria de R$ 7,3 milhões.

Nos siga no Google Notícias