ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

Giroto consegue habeas corpus no STJ, mas continua preso

Ex-deputado federal vai continuar preso, pois o seu mandado de prisão preventiva continua em vigor

Adriano Fernandes | 26/11/2019 22:03
Giroto em entrevista ao Campo Grande News em março deste ano. (Foto: Paulo Francis)
Giroto em entrevista ao Campo Grande News em março deste ano. (Foto: Paulo Francis)

Único preso da operação Lama Asfáltica, o ex-deputado federal e ex-secretário de Obras de Mato Grosso do Sul, Edson Giroto teve habeas corpus concedido pela 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, nesta terça-feira (26). No entanto, Giroto vai continuar preso, pois ainda tem contra si mandado de prisão preventiva.

A decisão é da ministra Laurita Vaz, relatora da Operação Lama Asfáltica, e diz respeito ao processo em que Giroto foi condenado a nove anos, dez meses e três dias de regime fechado por lavagem ou ocultação de bens, originados na compra da fazenda Encantado Rio Verde. 

Além de Giroto, foram condenados o seu cunhado, Flávio Henrique Garcia Scrocchio, e a mulher, Rachel Rosana de Jesus Portela Giroto, por terem, quatro vezes, “ocultado e dissimulado a origem, disposição, movimentação e propriedade” dos recursos usados na compra da propriedade, no valor de R$ 7,63 milhões. Flávio cumpre sua pena em regime semiaberto, em São José do Rio Preto (SP). Já Rachel responde em liberdade.

Os recursos seriam de obras públicas e contratos fictícios para locação de máquinas na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) no período em que o órgão esteve sob tutela do ex-secretário.  Os valores usados na compra, ainda conforme decidiu o juiz Bruno Teixeira, da 3ª Vara Federal de Campo Grande, incidem em três crimes previstos no Código Penal – apropriação ou desvio de dinheiro do qual tem a posse em razão do cargo por funcionário público, corrupção passiva (solicitar vantagem indevida ou aceitar promessa de vantagem) e ativa (oferecer ou prometer vantagem a funcionário público para determinar prática, omissão ou retardar ato de ofício)– e contra o sistema financeiro.

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Nos siga no Google Notícias