ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Justiça muda regras para anestesia em consultórios odontológicos

Decisão atende pedido da Sociedade Brasileira de Anestesiologia

Por Gabriel Neris | 12/03/2024 09:26
Anestesia utilizada por profissionais de odontologia (Foto: Divulgação)
Anestesia utilizada por profissionais de odontologia (Foto: Divulgação)

Decisão judicial mudou as regras para o uso de anestesia em consultórios odontológicos. A Justiça Federal está se referindo à sedação com remédio controlado, quando o paciente pode ficar inconsciente durante a consulta.

Os meios mais utilizados são a anestesia local, por injeção na gengiva, e o uso de óxido nitroso, gás que o paciente respira junto com o oxigênio.

A medida atende pedido da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, que contestou se os dentistas estão preparados de forma adequada para administrar a sedação. A entidade solicitou a proibição da realização de procedimentos em pacientes utilizando medicamentos controlados, como opióides e sedativos, argumentando que não há regras para o dentista nem fiscalização nos consultórios, além de trazer risco ao paciente.

A Justiça acatou parte da solicitação. A decisão não tira a capacidade dos dentistas em realizar o procedimento, mas determina que os profissionais devem aderir às regulamentações do CFM (Conselho Federal de Medicina), como, a obrigação de possuir uma sala de recuperação pós-anestésica no consultório. O dentista não poderá mais atender o paciente e fazer a sedação ao mesmo tempo, sendo necessário um profissional responsável somente pela anestesia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias